Quem ainda não retirou o abono salarial PIS/PASEP ano-base 2014 pode fazê-lo até o dia 31 de dezembro deste ano. A decisão do governo surgiu após a primeira prorrogação de prazo, que foi de 30 de junho a 31 de agosto, quando mais de 200 mil trabalhadores sacaram o abono.
É importante que o beneficiário fique atento, pois em alguns casos, o PIS, que é recebido na Caixa Econômica, passou a ser recebido no Banco do Brasil. Uma leitora do jornal O LIBERAL enviou um e-mail contanto que, ao conferir pela internet se já teria liberação do benefício na conta vinculada a Caixa, uma mensagem pediu para que ela procurasse uma agência do Banco do Brasil com RG em mãos para sacar o aditamento. “Cheguei a conferir no caixa eletrônico da Caixa, mas dizia que não tinha saldo. Por curiosidade fui conferir pela internet e recebi a mensagem. Ao verificar na Agência do Banco do Brasil, o pagamento estava lá”, conta.
Para saber se tem direito aos recursos, o trabalhador pode fazer uma consulta na página do Ministério do Trabalho ou verificar uma lista disponibilizada pelo governo.
Para ter direito ao abono salarial de 2015, o trabalhador precisa:
-
estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
-
ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;
-
ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014;
-
ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociai.
Passado o prazo, os benefícios que não forem sacados voltarão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e não estarão mais disponíveis para retirada nas agências bancárias.
Abono de 2016
De acordo com o calendário definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) o abono salarial 2016, referente ao ano-base de 2015, começou a ser pago em julho. Os trabalhadores recebem os valores até 30 de junho de 2017. Em caso de dúvida ligue na Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.