Imagem: Reprodução / Por: Marcos Delamore
A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta os moradores da cidade histórica sobre as falsas mensagens a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) e em nome de Agentes Comunitários de Saúde. Trata-se de contatos sem qualquer relação com a atual gestão municipal e é recomendado não repassar nenhum tipo de informação pessoal e financeira.
A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que os agentes comunitários não entram em contato telefônico com os ouro-pretanos para solicitar dados pessoais, atualizações cadastrais ou qualquer outro tipo de informação.
De acordo com o órgão público, todo o acompanhamento referente a exames, consultas e procedimentos deve ser feito, diretamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelas equipes de referência.
O secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, esclarece que medidas estão sendo administradas para conter a circulação desse conteúdo e reforça que a população deve seguir em alerta para evitar o compartilhamento de dados em mensagens e ligações. “Infelizmente, começamos a identificar números mandando contato como se fosse Agente Comunitário de Saúde para os nossos usuários, pedindo informação. Peço que fiquem em alerta e não passem nenhuma informação. Em caso de dúvidas, procurem a unidade de saúde”, enfatizou Leandro.
Em comunicado oficial, a secretaria revela que já identificou alguns números utilizados para o envio de mensagens falsas. Os números, a seguir, são inautênticos e nenhum tipo de contato é realizado por esses canais: (31) 9 7204-2038 e (31) 9 9130-9135.
Em caso de dúvidas e orientações relacionadas à saúde municipal, a população deve se direcionar a uma unidade de saúde. Todos os esclarecimentos são feitos, presencialmente, pelos profissionais das unidades.
Imagem: Reprodução/Prefeitura de Ouro Preto