O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
4 min

Gerdau anuncia maior investimento de sua história em Ouro Preto

Gerdau anuncia maior investimento de sua história em Ouro Preto

Imagem: Gerdau/Divulgação

Por: Marcos Delamore

Na terça-feira, dia 11 de março, a Gerdau inaugurou a expansão da usina da companhia em Ouro Branco. O evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, e de outras personalidades, marcou o investimento bilionário em melhorias de recursos siderúrgicos da maior multinacional brasileira produtora de aço.

A ampliação da empresa em Ouro Branco fará com que a Gerdau aumente a produção de bobinas a quente em 250 mil toneladas, para uma capacidade de 1,1 milhão de toneladas ao ano em 2025. Essa inovação gerou mais de 2.500 empregos na região. A cidade mineira é a maior operação de fabricação de aço da Gerdau no mundo, com capacidade anual de 4,5 milhões de toneladas, o que corresponde a 12% de todo o aço fabricado no Brasil.

Com esse novo aporte, Minas Gerais tem 6 bilhões de reais em processo de investimento pela Gerdau. Além de Ouro Branco, o município de Ouro Preto receberá recursos financeiros para um projeto de mineração sustentável no distrito de Miguel Burnier. A iniciativa na Cidade Patrimônio Mundial tem previsão de inauguração para o início do próximo ano.

O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, anunciou que a siderúrgica fará um novo projeto em Ouro Preto com a aplicação de um capital de R$ 3 bilhões e 500 milhões na sua área de atividade de extração mineral. “Em janeiro de 2026, faremos o maior investimento da história da Gerdau em Ouro Preto. O investimento será em uma plataforma de mineração sustentável e sem uso de barragens”, enfatizou.

Ao longo de seus 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa nacional produtora de aço, uma das principais provedoras de aços longos nas Américas e está entre as maiores fornecedoras de aços especiais no planeta. Além do Brasil, a companhia tem operações na Argentina, Uruguai, Peru, México, Estados Unidos e Canadá. No território brasileiro, outras atividades também são produzidas, como: aços planos e minério de ferro.

O Presidente da República, Lula, enfatizou que o Governo Federal tem dado atenção às medidas que promovam maior dinâmica à economia e, especialmente, a geração de emprego e renda. “A alegria desta data de hoje é a gente poder acreditar neste país. Num Brasil sem mentira, sem fantasia, num Brasil onde a única coisa que vale é a gente trabalhar. Porque somente o trabalho traz prosperidade, somente o trabalho traz certeza de um futuro melhor. É isso que está acontecendo aqui”, comemorou o presidente.

A modernização e ampliação das operações da multinacional no estado visa reduzir os impactos da mineração e trazer segurança operacional e ambiental. Estima-se que o empreendimento em Ouro Branco produzirá cerca de 5,5 milhões de toneladas de minério de ferro para consumo próprio e, por meio de um mineroduto de 13 quilômetros, reduzirá a frota de veículos pesados nas rodovias. “Como empresa genuinamente brasileira, a Gerdau segue fortalecendo sua presença em Minas Gerais, criando oportunidades de negócios, gerando empregos e renda nos municípios em que está presente. Reafirmamos nosso papel como protagonistas na construção do futuro do Brasil e no setor industrial nacional, compartilhando valor com toda a cadeia de valor do aço, oferecendo produtos e soluções inovadores para nossos clientes”, destacou o executivo da Gerdau.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni