Reportagem: Gabriel Ferreira (Com informações do Jornal Geraes)
Uma nota emitida pela Associação Quilombola Vila Santa Efigênia e Adjacências revelou uma denúncia de suposta tentativa de fraude. Trata-se de uma pessoa sem vínculos com a comunidade que tentou, através do sistema de cotas da Universidade Federal de Ouro Preto, ingressar na faculdade mesmo não cumprindo o requisito de pertencimento étnico quilombola.
Na nota publicada no Instagram da associação, é relatado que a pessoa, que não teve a identidade revelada, buscava manter contato com os moradores da comunidade a fim de conseguir documentos que comprovassem uma falsa origem. A Associação também ressaltou que a tentativa pode ser enquadrada como falsidade ideológica, além de representar um ataque aos originários e moradores do local.
Em nota, a UFOP manifestou apoio à comunidade, reforçando o compromisso e cuidado com os processos seletivos de preenchimento de vagas da universidade, além de disponibilizar canais para realização de denúncias em situações como essas.
Até o momento, não há confirmação de uma denúncia oficial para além da nota divulgada. No entanto, a Associação pede que os órgãos competentes façam uma investigação mais à fundo, buscando esclarecer os fatos.