A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio dá continuidade aos Fóruns Territoriais de Cultura. Os próximos serão realizados em Lavras Novas, no dia 23 de maio, e em Antônio Pereira, no dia primeiro de junho.
Em Lavras Novas, o encontro será no Salão Paroquial, às 19h. Em Antônio Pereira, a reunião terá início no mesmo horário e será realizada no CRAS – Antônio Pereira.
Os Fóruns têm o intuito de descentralizar as ações, reconhecer a diversidade e embasar a governança no âmbito cultural. A proposta dos encontros nos distritos originou-se no planejamento da Conferência Municipal de Cultura, que está programada para o ano de 2017.
Nos encontros, a Secretaria de Cultura e Patrimônio, o Conselho Municipal de Política Cultural em conjunto com comunidade discutem propostas para embasar o planejamento das politicas públicas na área cultural, buscando criar canais de diálogo e sistemas participativos.
Primeiros encontros
A primeira rodada dos Fóruns aconteceu nos distritos de Miguel Burnier (01/04), Engenheiro Corrêa (01/04), Glaura (08/04) e São Bartolomeu (08/04). No total foram apresentadas 25 propostas durante os quatro primeiros encontros.
Entre as demandas apresentadas, destacam-se as relacionadas ao intercâmbio de atividades culturais entre os distritos, estruturação e implementação dos equipamentos culturais, políticas de ampliação ao acesso à internet, desenvolvimento aos destinos turísticos locais, apoio e manutenção de oficinas e capacitação na área cultural.
Foram identificadas também propostas relativas a apoio ao calendário cultural dos distritos e investimentos na formação de público através de apresentações, oficinas e experiências artísticas; fomento e incentivo a realização de atividades de capacitação; e fortalecimento das escolas dos distritos no desenvolvimento de atividades culturais.
A equipe do Departamento de Promoção Cultural e Patrimônio Imaterial da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e membros do Conselho Municipal de Política Cultural mediaram os Fóruns e serão responsáveis pela sistematização das propostas e dos encaminhamentos posteriores.
A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e o Conselho de Política Cultural pretendem manter modelos de governança participativas para a área cultural, compreendendo a importância desses espaços de atuação, com a possibilidade de tradução das vontades da sociedade civil, em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura.
Para outras informações sobre os Fóruns Territoriais da Cultura, ligue 31 3559-3256.