O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2018, que acontece de 6 a 22 de julho, promoveu em dois momentos nesta semana, dia 18 e dia 21, o lançamento de sua programação, que conta com mais de 400 atividades para esta edição. Com o tema, 50 anos da Tropicália, a grande de atrações envolve música, teatro, artes plásticas, patrimônio, literatura, oficinas e outras diversas atividades pelas ruas, praças e prédios históricos em Ouro Preto, Mariana e também João Monlevade.
Para apresentar a edição 2018, foram realizados dois eventos de lançamento, um em Belo Horizonte, na segunda-feira (18) no Museu das Minas e do Metal da Gerdau; e outro em Ouro Preto, na quinta-feira (21) no Anexo do Museu da Inconfidência. Com programação inspirada no Tropicalismo, movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968, especialmente nos 50 anos do disco Tropicalia ou Panis et Circencis, a Reitora da Universidade, Cláudia Marliére, destacou a importância do Festival nos debates da atualidade. “O Festival é um espaço de pensamento e de discussões de questões atuais. Somos agentes promotores da discussão da cultura. Tenho muito orgulho de promover e manter o Festival, com mais de 400 eventos, superando a edição de 2017 e ampliando a programação oferecida em João Monlevade”.
A maior parte da programação é gratuita e aberta ao público. O pró-reitor de Extensão da Ufop, Marcos Knupp, destacou a atenção do Festival em aproximar mais a comunidade das atrações do evento. “A programação é descentralizada, com atrações nos distritos ouro-pretanos, nos bairros periféricos da cidade e em alguns distritos de Mariana”, reforça Knupp. Todos os distritos de Ouro Preto serão contemplados com atividades durante o festival, assim como os bairros Morro Santana (Auta de Souza), Piedade (Espaço Cultural) e no Complexo da Juventude.
Felipe Vecchia Guerra, secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, enfatizou a importância do Festival para a cidade. “O Festival é um produto turístico de Ouro Preto. A homenagem à Tropicália é um incentivo aos artistas locais, no ano em que Ouro Preto comemora os 80 anos de seu tombamento como Patrimônio Cultural pelo Iphan”.
Em 2018, o Festival também celebra os 50 anos da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) que é parceira do evento com a Curadoria de Artes Plásticas. “A Faop é uma instituição irmã da UFOP, por atuarmos também na área da educação. Estamos muito felizes pela homenagem que a UFOP faz por meio do Festival aos 50 anos da Faop”, salientou a presidente da entidade, Júlia Mitraud.
Mais informações e a programação completa em festivaldeinverno.feop.com.br