Imagem: Thelmo Lins/ Victória Oliveira
A tradicional Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite já tem data marcada: nos dias 4 e 5 de outubro, a Praça do Cruzeiro, no bairro Chapada, volta a reunir moradores e visitantes em torno da arte, da cultura, do artesanato e da convivência comunitária. Em sua 17ª edição, o evento também abriu inscrições para artistas, bandas, educadores e coletivos culturais interessados em integrar a programação deste ano. O prazo vai até 28 de setembro e as inscrições são gratuitas, realizadas por meio de formulário on-line.
Realizada desde o final da década de 1980, a festa surgiu por iniciativa de artesãos, em um contexto de efervescência cultural no distrito, um período em que iniciativas coletivas buscavam fortalecer a identidade local e preservar a natureza por meio do reflorestamento. Santo Antônio do Leite, que recebeu ao longo de sua história um fluxo de migrantes estrangeiros, consolidou-se como referência na produção artesanal, sobretudo no trabalho em prata, que se tornou uma das marcas da região.
Inspirada em tradições que associam a primavera à renovação da vida e às festas de colheita, comuns em diferentes partes do mundo, a celebração no distrito ganhou características próprias, combinando saberes artesanais, culinária mineira, shows marcantes e atividades culturais diversas.
A programação deste ano promete reunir a tradicional feira de artesanato com peças em prata, pedras, cerâmica, roupas, óleos essenciais e compotas, além da praça de alimentação. O público também poderá acompanhar shows musicais, apresentações de dança e teatro, além de DJs e atividades voltadas para o público infantil, como oficinas criativas e espaço brincante. Oficinas de bem-estar e a tradicional troca de mudas também devem marcar presença.
O projeto é viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Edital 11/2024 – ID 7578), do Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto e do Governo de Minas Gerais.