O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Festa da Lapa é registrada como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto

Festa da Lapa é registrada como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto

Imagem: Patrick de Araújo

Por: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz

O COMPATRI aprovou o dossiê de registro da principal festividade do distrito de Antônio Pereira em reunião realizada com a comunidade

Na quinta-feira, dia 27, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto (COMPATRI) realizou uma reunião no Centro Cultural de Antônio Pereira para a apreciação do dossiê de registro da Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, no distrito de Antônio Pereira, e a festividade foi registrada como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto. O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, presidiu a reunião, e o vereador Wemerson Titão, morador do distrito, participou do encontro junto à comunidade. Também estiveram presentes a secretária adjunta de Turismo, Sônia Rezende, e a equipe da Diretoria de Pesquisa e Difusão do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo (PROPAT). Agora, o ato do COMPATRI segue para homologação pelo prefeito Angelo Oswaldo, que publicará um decreto conferindo força de lei ao registro da festa.

Durante a reunião, foram apresentados à comunidade e aos conselheiros os detalhes da pesquisa para a construção do Dossiê de Registro, que demonstra a riqueza histórica e cultural do distrito de Antônio Pereira, além da comprovação de que a Festa da Lapa é uma das festas religiosas mais antigas de Minas Gerais ainda em atividade. Foi apresentada a justificativa para o tombamento, as diretrizes de preservação, o plano de salvaguarda, além de um trecho de um documentário produzido durante a comemoração dos 300 anos da Festa da Lapa. Após algumas discussões, foi apresentado o parecer do Conselho sobre o documento que, em seguida, foi aprovado por unanimidade.

O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, comemorou o momento histórico para o distrito:

“O Conselho apreciou o dossiê, foram feitas as observações e agora a gente encaminha para o prefeito municipal, doutor Angelo, para avaliação, já com as considerações de registro da festa como patrimônio imaterial, essa romaria que acontece há mais de 300 anos sendo reconhecida como patrimônio imaterial da nossa gente.”

O que acontece agora?

A documentação será enviada para o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, que irá produzir um decreto dando força de lei ao ato do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto. Em seguida, a Festa do Jubileu de Nossa Senhora da Conceição da Lapa será inscrita no Livro de Registro das Celebrações, onde são incluídos “rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.” A partir de agora, a Festa da Lapa passa a ser um bem que deve ser protegido pelo município de Ouro Preto, em parceria com a comunidade, a Arquidiocese de Mariana e outras instituições.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni