Nessa terça-feira (31) a Câmara Municipal de Ouro Preto recebeu em sua reunião ordinária representantes da feirinha de pedra-sabão. Os artesãos participaram da Tribuna Livre expondo a atual situação em que eles se encontram. Atualmente, a feira funciona no Largo do Coimbra, mas, conforme orientação do Ministério Público, precisaria ser mudada de local.
“Nós desejamos ser ouvidos. Existe um processo que vem se delongando há dez anos em que se fala sobre a remoção da feira, alegando que nós não fazemos parte do patrimônio. Nós queremos ser registrados e reconhecidos como bem cultural da cidade de Ouro Preto. Utilizamos a Câmara por ser um ponto de referência do povo para esclarecer que queremos ficar onde nós estamos e receber esse registro”, aponta Joelma Guimarães, artesã e expositora na feirinha de pedra-sabão.
O vereador Juliano Ferreira (PMDB) salienta que “precisamos chegar ao fim dessa situação. As pessoas têm que ter estabilidade e segurança para trabalhar”. O vereador Chiquinho de Assis (PV) também comenta sobre a questão: “A unidade desta Casa em relação à situação da feirinha de pedra-sabão me surpreendeu. Independente das bandeiras partidárias, todos se posicionaram a favor dos artesãos, querendo que sejam reconhecidos como patrimônio imaterial cultural de nossa cidade, primando por uma regulamentação da feirinha”.
Ao final da reunião, os vereadores fizeram uma representação de nº 148/2017 encaminhada ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (Compatri) manifestando o apoio da Câmara de Ouro Preto à abertura de processo de registro da Feira de Artesanato do Largo do Coimbra como Patrimônio Imaterial Municipal na categoria de lugar, mediante diretrizes apresentadas no “Roteiro para solicitação e tramitação do processo de registro de bem cultural como Patrimônio Imaterial do Município de Ouro Preto”.
Moções de Aplauso
A reunião ordinária também contou com mais uma entrega de Moções de Aplauso proporcionada pela Câmara Municipal de Ouro Preto. A homenagem contempla instituições e pessoas que se destacam por exercerem trabalhos relevantes em prol da comunidade ouro-pretana.
Os homenageados foram: Agência de Comunicação Nova Imagem do Pereira; Auto da Paixão da Paróquia de Santa Efigênia; equipe e representantes do Progea (Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar); Esporte Clube Rosário; Fanfarra da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade; Fórum de Igualdade Racial de Ouro Preto (Firop); Geraldo Auxiliador Alves; Geraldo Benedito de Souza; Grupo Musical Sereno Ouro Preto; Guarani Esporte Clube; Stael Lustosa Maciel; Sociedade Musical Bom Jesus das Flores; Olímpia Isabel Mendanha Góis; Terço dos Homens Nossa Senhora do Pilar; Valéria de Araújo.