Reportagem: Lucas Porfírio
Na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, através da Diretoria de Regularização Fundiária e Assentamentos, deu continuidade ao processo de Regularização Fundiária (Reurb) de parte do núcleo urbano consolidado do bairro Taquaral.
Em cerimônia realizada na Câmara Municipal, nove famílias que se encontram em área de risco muito alto, devido à precariedade da área e problemas geotécnicos, foram indenizadas para que possam adquirir novas moradias em terrenos seguros.
Para os moradores contemplados, o sentimento é de felicidade. “Somente agradecer a Deus por esse momento maravilhoso. O final do ano está aí, então a gente agradece muito mesmo por estarmos realizando o sonho de comprar a casa própria. Já tenho um imóvel em mente e, com certeza, vai ser bem melhor do que eu tinha antes”, contou a moradora indenizada, Roseli Aparecida de Oliveira.
A presidente da Associação de Moradores do Taquaral, Estéfane Malaquias, relembrou que essa é uma luta que vem desde 2022 e destacou o papel da associação na busca por melhorias no bairro: “Agradecer todo mundo de coração. […] Fui chata, sou chata e vou continuar sendo chata porque o meu bairro merece mais. […] Em questão da habitação, não posso reclamar, estamos andando”.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, a expectativa é que o projeto de Reurb que está sendo realizado no bairro Taquaral sirva de modelo para as próximas iniciativas em Ouro Preto. “A gente entende o Taquaral como um modelo piloto para que outras ações possam ocorrer em outros locais desta cidade. Não é à toa que recentemente estivemos em Brasília para discutir mais sobre regularização fundiária no município de Ouro Preto. Estamos em contato direto com a Secretaria Nacional de Periferias, que é o órgão em que a questão da regularização fundiária é tratada no âmbito da União, numa perspectiva de que o Taquaral possa ser um projeto piloto para outras intervenções e outros processos no município”, explicou a secretária.
Vereador conhecido por sua atuação na luta por moradias, Wanderley Kuruzu reforçou que o evento ter sido realizado na Câmara Municipal demonstra o entendimento entre Legislativo e Executivo para a consolidação da política urbana e habitacional do município. “Quero parabenizar a comunidade do Taquaral por ter aderido ao programa de Reurb. Esse programa só vai adiante se a comunidade abraçar, participar, e o povo do Taquaral fez isso”, completou o parlamentar.
O gerente de habitação, Pedro de Freitas Moreira, também reforçou a importância da atuação da Prefeitura e da Câmara Municipal para a questão das moradias em Ouro Preto. “É com muita alegria que a gente dá continuidade ao que a gente começou dois anos atrás, que é a construção, em parceria com a Câmara, da política habitacional, o programa Um Teto é Tudo. […] Talvez essa seja a entrega mais importante: dessas 25 famílias, essas 8 mostram que a gente tá conseguindo avançar para uma política pública que vai além de um governo”, disse o gerente.
Reeleito para o mandato de 2025 a 2028, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, afirmou que até o dia 29 de dezembro as famílias já receberão os valores das indenizações em conta. “Nós estamos chegando no fim de um mandato com várias entregas de casas, com várias desapropriações amigáveis, com a perspectiva de projetos já prontos para serem executados, com assinatura de recursos do governo do presidente Lula para o Minha Casa Minha Vida em Ouro Preto. Então, é promissor”, finalizou o chefe do Executivo, destacando os avanços na questão da moradia.