Imagem: Wellington Fernandes (@welligton_fernandes14)
Por: Victória Oliveira e Elias Nascimento
O Esquina do Gol, time de Itabirito, sagrou-se campeão do Campeonato Cachoeirão 2025 no último domingo (25), ao vencer o URT por 3 a 0 na grande final, realizada no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto.
Pelo segundo ano consecutivo, a decisão foi entre o URT e uma equipe itabiritense. E, assim como em 2024, o título ficou com Itabirito. Campeão em 2023, o URT chegou novamente à final com apoio da torcida e certo favoritismo, mas viu o Esquina do Gol dominar a partida com uma atuação segura e eficiente. O time abriu o placar ainda no primeiro tempo e ampliou com mais dois gols na etapa final.
As duas equipes já haviam se enfrentado em uma partida equilibrada durante o campeonato, que terminou empatada. Mas, na final, o Esquina do Gol mostrou consistência e garantiu a taça. Um dos destaques da decisão, Rodriguinho comemorou o resultado destacando a união do grupo:“Fico feliz não pelo desempenho individual, mas pelo desempenho do grupo. Nossa equipe é uma família. Construímos esse grupo desde o campeonato amador em Itabirito. Viemos jogar pelo nosso time e por essa diretoria, que nunca havia sido campeã.”
Ele também comentou sobre a experiência do elenco e deixou sua leitura de jogo: “Soubemos a hora certa de defender e atacar, respeitando a equipe do URT, que é uma baita equipe. Mas a experiência no futebol conta muito. Às vezes o jogador quer correr o tempo inteiro, mas saber a hora de respirar e manter a bola no pé faz a diferença.”
Do lado do URT, Helcio Gonçalves reconheceu a força do adversário e comentou sobre os desafios da partida: “Futebol é feito de detalhes. Acho que o 3 a 0 não condiz com o que foi o jogo. No fim, saímos pro ataque e acabamos tomando mais um gol. O time deles tem qualidade e hoje mereceu vencer. Foi um jogo muito aéreo, e eles tinham vantagem nesse aspecto. Faltou a gente colocar mais a bola no chão.”
O Campeonato Cachoeirão 2025 contou com apoio do vereador Renato Zoroastro, que destinou parte de sua emenda parlamentar para viabilizar a realização do torneio. A organização ficou por conta do Cruzeiro do Sul Esporte Clube, representado por Ronan Araújo.
“A torcida deu um show à parte, com respeito entre todas. Em campo, ninguém quer perder, claro, mas não houve nada desleal. O resultado foi bonito também pela postura das equipes. O esporte em Ouro Preto precisa ser cada vez mais valorizado, especialmente nas competições que nem sempre contam com o apoio direto da Secretaria de Esportes. É importante estarmos atentos e presentes, porque Ouro Preto só tem a ganhar com esporte e lazer”, destacou o vereador.
Imagem: Wellington Fernandes (@welligton_fernandes14)