Em cada região brasileira, há lendas e mitos próprios. Algumas se parecem com as nativas de outras regiões, o que mostra unidade e particularidades de uma cultura tão rica como a nossa. O fogo-fátuo, fenômeno natural, é explicado de muitas formas na cultura popular: é a cobra de fogo; a cobra grande; o fogo que anda; ou o Boitatá. Este ser misterioso é contado em suas várias facetas pela Trupe de Truões, com o espetáculo Mbaé’Tatá. De 28 de março a 6 de abril, o espetáculo visita as cidades mineiras de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Jeceaba, Congonhas e Itabirito.
O distrito ouro-pretano de Antônio Pereira é o primeiro a receber o espetáculo, neste dia 28 de março (sexta-feira), às 14h, na E.E. Professora Daura de Carvalho Neto. Já dia 29 de março (sábado), às 18h, é a vez de Mariana, com o palco montado na Praça Gomes Freire. No domingo, 30 de março, às 18h, Ouro Preto recebe a Trupe de Truões na Praça da Ufop (estacionamento do Centro de Artes e Convenções). Na semana seguinte, o espetáculo Mbaé’Tatá chega a Catas Altas, no dia 2 de abril (quarta-feira), às 14h, no Ginásio Lindolfo do Carmo. Em Belo Vale, o palco é a Praça da Prefeitura, no dia 3 de abril (quinta-feira), às 18h. Já em Jeceaba, a quadra da Escola Zuleika abre as portas para as lendas, no dia 4 de abril (sexta-feira), às 14h. No sábado, 5 de abril, às 18h, é a vez da Praça JK de Congonhas receber o espetáculo. Por fim, a turnê se encerra na Praça do Centenário, de Itabirito, no domingo, 6 de abril, às 18h. Todas as apresentações têm entrada franca e contam com interpretação em Libras.
Mbaé’Tatá é um espetáculo feito para a rua, que traz a mineiridade na narrativa, na estética e nas técnicas. Mesclando medo, curiosidade e encantamento, por meio de contadores de causos, a encenação tem técnicas de perna de pau e máscaras, a inspiração na tradição da Folia de Reis e dos benzedores, que aliam o sagrado à ancestralidade indígena, com seus preciosos conhecimentos sobre as florestas e seus habitantes, mágicos ou não. Por meio de poemas, conversas, rituais, advinhas e canções, Mbaé’Tatá é um espetáculo envolvente, emocionante e que promove consciência da preservação da cultura e do meio ambiente.
Além do apoio de todas as prefeituras municipais, suas respectivas secretarias e algumas instituições locais, essa circulação acontece por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. É uma realização da Trupe de Truões e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais/Governo de Minas Gerais.