Na manhã do último sábado, 22, foi inaugurada na Praça Antônio Muniz, no distrito de Santa Rita, a escultura de Santa Luzia. A escultura em pedra-sabão foi produzida durante o Festival de Escultura de Santa Rita em 2015, pelo escultor Waltenir Novais, ouro-pretano, morador do distrito de Cachoeira do Campo.
A colocação da escultura é uma iniciativa dos próprios moradores do distrito, com o apoio da AMSAR – Associação de Moradores de Santa Rita. A presidente da Associação de Moradores de Santa Rita, Joana Rodrigues, ressalta o grande desafio de colocar a imagem: “a comunidade contribuiu com todo o processo, materiais de construção e caminhões para o transporte da escultura. A imagem é uma coisa grandiosa para Santa Rita, traz uma renovação para a união dos moradores do distrito para que possam trabalhar juntos, buscando as melhorias para toda a comunidade”. A imagem também receberá iluminação e arranjos em datas comemorativas.
A escultura de Santa Luzia é a primeira a ser colocada no distrito, outras esculturas, também produzidas durante o festival de escultura em 2015, serão colocadas em pontos estratégicos, como no trevo de Santa Rita, para fomentar o turismo e projetar o distrito de Santa Rita como berço da pedra-sabão no estado de Minas Gerais.
Localizado a 30 km de Ouro Preto, o distrito de Santa Rita é conhecido como a capital da pedra-sabão, por concentrar artesãos na arte de esculpir a pedra-sabão. Seus primeiros habitantes chegaram no início do século XVIII, com a bandeira de Martinho de Vasconcelos, à procura do ouro às margens do Ribeirão Falcão, mas encontraram em abundância a esteatita, conhecida como pedra-sabão. A origem do nome se deve à devoção à Santa Rita de Cássia, imagem trazida pelos bandeirantes tornando-se a santa de devoção da população da cidade. Passou a chamar de Santa Rita de Ouro Preto quando foi elevado a distrito.