Obra do vereador Thiago Mapa, que está sob inquérito judicial, também foi questionada na reunião
A reunião dos vereadores da terça-feira (15) que durou mais de 4h, abordou diversos assuntos em sua pauta e ainda contou com a participação da secretária de Educação, Rosa Ana Xavier para prestar esclarecimentos sobre condições do sistema educacional do município para o ano de 2017.
Juntamente com a equipe, Rosa Ana afirmou que encontrou diversos problemas ao assumir a pasta, incluindo uma dívida de R$8.134.597,99, referente a caixa escolar, conta de luz, gás, transporte, merenda, aluguéis das creches e muitos problemas de infraestrutura.
A secretária também abordou os feitos da atual administração em apenas um mês e meio de governo. “Nós ampliamos as vagas para as creches no atendimento de crianças de 0 a 3 anos, transferência de escolas que não tinham a mínima estrutura física para atender aos alunos. Hoje não há nenhuma criança na fila de espera para creche”, destacou.
“É difícil começar uma administração com tanto problemas. Todo vereador tem que fiscalizar. Não adianta fazer parte do governo e não fiscalizar e no outro governo mudar e querer que as coisas se resolvam em apenas um mês. A educação poderia estar apenas continuando um trabalho, mas está recomeçando. É salutar dar o prazo para que a secretaria comece a ter resultados e que a comunidade também tenha essa compreensão”, pediu o vereador Geraldo Mendes (PCdoB).
O vereador Wander Leitoa apresentou os grandes problemas de Antônio Pereira e agradeceu a atenção que a equipe deu aos questionamentos dos funcionários do distrito, o que não foi feito nos últimos quatro anos.
O presidente da Casa, vereador Wander Albuquerque (PDT) parabenizou a equipe e colocou a Câmara à disposição “Nós vemos aqui uma equipe técnica, competente, que nos traz a esperança e a confiança que Ouro Preto realmente precisa”. Rosa Ana agradeceu a oportunidade “Sempre que for necessário estaremos aqui para esclarecimentos e a secretaria está de portas abertas para toda comunidade da cidade”.
Representação direta
Por meio de uma representação, o vereador Geraldo Mendes solicitou informações a respeito de um inquérito que envolve o vereador Thiago Mapa (PMN). O pedido é para o promotor Dr. Domingos Ventura de Miranda Júnior, que investiga a possível venda ilícita de imóvel público e quais medidas a Administração Pública Municipal tomou a respeito.
A obra está localizada na Bauxita, e se encontra em estágio avançado de construção. O processo se estende desde 2013. Geraldo iniciou sua fala questionando se alguém conhecia a obra. Com o silêncio de todos, o vereador direcionou a pergunta ao vereador Thiago Mapa, que afirmou ser dele. “Sim, é minha e esta devidamente declarada, aprovada, com tudo que a Lei exige. Não acabada por falta de recurso”, afirmou.
Geraldo leu o depoimento do antigo suposto dono do imóvel, que faz parte do processo. “Recentemente o vereador Thiago me procurou para comprar o terreno. Que o vereador estava ciente do problema envolvendo o terreno e que por ele ser vereador, acreditou que ele resolveria e que por isso efetuou a venda”, relatou Mendes.
Além do inquérito, o assunto se tornou um processo na prefeitura e ainda não se tem resposta. “Estou pedindo justamente informações a respeito disso”, disse Geraldo, que cedeu uma parte da palavra a Thiago, que não estendeu o assunto, ressaltando que já tinha falado o que tinha para falar.