A diversificação na economia apoiando eventos que movimentam o setor turístico pode ser a saída para gerar emprego e renda para Ouro Preto. No mês de julho, visitantes procuram Ouro Preto por suas características de cidade barroca, arte, culinária e etc. Com ações planejadas pela Prefeitura e parceiros, neste ano, o resultado superou as expectativas.
Quando subimos as íngremes ladeiras ouro-pretanas enxergamos celulares apostos, poses ensaiadas e conversas que fluem de idiomas diversos. Isso tudo é reflexo do enorme número de pessoas que visitaram a cidade durante o mês de julho. Além das férias escolares, Ouro Preto recebeu, nas últimas semanas, eventos que agitaram o turismo e a economia: o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes e o XTerra Camp Ouro Preto.
“Foi um mês maravilhoso. Temos vários finais de semana neste mês com lotação esgotada”, comemora Jennifer Carneiro Borges, recepcionista do Brumas Hostel. O mesmo resultado é confirmado em outros estabelecimentos hospitaleiros, como é o caso do Hotel Colonial, que está com capacidade máxima até o final do mês, e dos hotéis Trilhas de Minas Hostel e Solar do Rosário, entre outros. “Tivemos uma taxa de ocupação de 98%. Os turistas vieram, ficaram na cidade, a rede hoteleira ficou extremamente aquecida”, afirma o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra.
De acordo com o Departamento de Estatística da Secretaria de Turismo, a cidade espera cravar em torno de 70 mil visitantes até o fim de julho. Outro número considerável é a movimentação econômica gerada pelos estabelecimentos comerciais. Ainda de acordo com o Departamento, a estimativa da arrecadação turística junto ao empresariado local é de R$25 a R$30 milhões, podendo este número aumentar após a análise completa dos dados.
Os ouro-pretanos também foram beneficiados com os acontecimentos julinos. Rafael Barbosa, responsável pelo XTERRA Camp Ouro Preto, afirma que, ao total, 140 pessoas foram contratadas durante os dois dias de evento. “Costumamos fazer isto para que a cidade se sinta abraçada e envolvida pelo campeonato, além disso, ajudamos na arrecadação econômica. Ambos os lados saem beneficiados”, explica.Todo o equipamento usado, como som, palco e barracas alimentícias também foram disponibilizados e montados com apoio do município. Mais de 1150 atletas de outras cidades, acompanhado de suas respectivas equipes, vieram para a competição, o que reforçou, mais uma vez, no crescimento de hospedagens.
“Temos Ouro Preto, novamente, como um lugar onde acontecem eventos culturais e esportivos de grande porte, por isso devemos investir cada vez mais em ações que movimentem o emprego, a renda e a mídia espontânea, propagando o nome da nossa cidade”, finaliza Felipe Guerra.