O Liberal
Ouro Preto
2 min

Disputa por contrato milionário em Ouro Preto

Uma das empresas concorrentes em processo licitatório pela coleta de lixo, capina e outros serviços em Ouro Preto, se tornou foco de reportagens extensamente divulgadas por jornais do estado.

A Ecosystem Serviços Urbanos Ltda., empresa baseada no Paraná, é acusada de estelionato na prestação de seus serviços, quando prestou serviços no município de São José dos Pinhais. De acordo com investigação conduzida no estado do Paraná, em 2009, a Ecosystem teria fraudado as quantidades de lixo recolhidas, com o intuito de ganhar mais, já que o valor recebido pelos serviços é calculado com base no peso do lixo recolhido. Segundo a investigação, a empresa usaria lixo industrial para aumentar o peso do lixo comum, e também descarregaria o lixo em outra municipalidade, recebendo valores além dos de direito.

A empresa disputa com a atual provedora de serviços, a KTM Administração e Engenharia, o novo contrato pelos serviços, que têm duração de 5 anos. Segundo a Ecosystem, sua contratação representa uma grande economia para o município, já que sua proposta foi R$ 5 milhões mais baixa que a da concorrente, para um período de 5 anos. Além disso, a empresa soltou comunicado informando que as investigações que correm contra si já estão sendo respondidas, e que houve ingerência da polícia, quando das acusações.

Por sua vez, a prefeitura de Ouro Preto informa que todas as medidas legais foram respeitadas, e que o município não pode extrapolar o que diz a lei. O processo licitatório teve acompanhamento do Ministério Público, e a decisão de dar ganho para a Ecosystem foi definido pelo poder judiciário.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni