Imagem: Marcos Delamore / Marcos Delamore
A Constituição Federal brasileira completou 37 anos, no último domingo (05/10). Considerada um marco para a democracia no país, ela trouxe conquistas históricas de direitos para o povo e é responsável por organizar a vida em sociedade e promover o bem comum.
Ouro Preto, a primeira cidade brasileira a ser intitulada como Patrimônio Mundial, foi berço e palco de um dos principais eventos separatistas e em prol da independência do Brasil. A Inconfidência Mineira pretendia implantar um governo republicano e proclamar uma república das Minas Gerais.
Nesse sentido, o prefeito da cidade histórica afirmou: “Que todas as nações do mundo reconheçam, na Constituição Brasileira, um documento maior de defesa dos direitos permanentes de cada um dos brasileiros e brasileiras. É o nosso voto nessa Constituição, que foi sonhada desde 1789, em Ouro Preto, pelos inconfidentes de Vila Rica”, disse.
Diante disso e buscando rememorar essa data, Angelo Oswaldo reforçou a importância da Constituição para o fortalecimento da cidadania, justiça e participação popular. “A nossa Carta Magna é importante, é abrangente, e ela veio assegurar os direitos da cidadã e do cidadão em todas as dimensões”, destacou.
Batizada de Constituição Cidadã, o texto constitucional é a lei mais importante dentre todas e reflete o que, em um determinado país, são considerados os assuntos indispensáveis e relevantes. Para o prefeito do município mineiro, ela mantém viva os princípios da liberdade, igualdade e dignidade.
“Nós temos a certeza de que o Brasil será sempre uma democracia com essa Constituição. Acreditamos nos princípios constitucionais da liberdade, da democracia e da República, e celebramos o aniversário da Constituição querendo que ela seja respeitada dentro e fora do país”, concluiu.