O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Compromisso e Cuidado: Famílias Acolhedoras recebem certificação em Ouro Preto

Compromisso e Cuidado: Famílias Acolhedoras recebem certificação em Ouro Preto

Texto: Luiz Guilherme Mascarenhas/ Revisão: Jeane Polva

No dia 19 de dezembro, foi realizada na sede da Família Acolhedora a certificação das famílias que participaram da formação promovida pelo serviço para se tornarem aptas para o acolhimento e compromisso com o propósito do equipamento. O Serviço de Acolhimento Família Acolhedora tem o objetivo de selecionar, capacitar e acompanhar famílias ouro-pretanas para acolherem crianças e adolescentes que foram afastados do convívio familiar, por medida protetiva em decisão judicial.

A formação contou com seis encontros juntamente com o 1° Seminário de Acolhimento Familiar realizado no dia 11 de dezembro, totalizando 21 horas. Contando com uma equipe composta pela assistente social Izabella Rocha e a psicóloga Laís Amaral, foram abordadas todas as características e regulamentos da política pública, buscando garantir a proteção social tanto da família inscrita para o compromisso quanto das crianças e adolescentes amparados pelo serviço.

Para o Secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, “que essas famílias possam fortificar a rede, multiplicar esse amor por aí afora e falar com outras famílias sobre como é boa a experiência de acolher uma criança”. Segundo Janaína Penna e Joel Penna, um dos casais formados pelo curso, foi um grande aprendizado e chegar neste momento foi algo natural. “Que a gente consiga fazer um trabalho legal, que essa criança ou adolescente saia da nossa família diferente de como ele entrou, que ele carregue muito amor pela vida depois de passar esse tempo conosco”, completa Janaína.

Estavam presentes o Secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha; o Gerente de Desenvolvimento Social, Luiz França; o Diretor de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Vanderly Pio; a Conselheira Tutelar Adriane Rioga; a Coordenadora do Serviço Família Acolhedora, Daiane Mesquita e demais técnicas do equipamento.

Como ser uma Família Acolhedora?

Ser uma família acolhedora é um ato de amor ao próximo e generosidade. O Serviço de Acolhimento Familiar de Ouro Preto está aberto a todas as configurações familiares, incluindo pessoas solteiras. Para participar, é necessário atender aos seguintes requisitos:

– Ter entre 21 e 65 anos;
– Estabilidade financeira;
– Ausência de antecedentes criminais;
– Residência mínima de dois anos no município.

As famílias passam por entrevistas e formação para compreender o papel de acolher jovens, assumindo responsabilidades que vão desde cuidados diários até proporcionar vivências familiares e comunitárias. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 3559-3369 e/ou WhatsApp (31) 9 9272-0016, como também pelo e-mail familiaacolhedora@ouropreto.mg.gov.br, ou visitar o serviço presencialmente na Rua Conselheiro Santana, 129, bairro Pilar.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni