Marília Mesquita/ Revisão: Victor Stutz
Hotéis, pousadas e hosteis já estão com 85% das ocupações preenchidas para o feriado de Carnaval. A cidade, que deve receber 60 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 55 milhões na economia, ainda oferece hospedagens em repúblicas e imóveis por aplicativos. Organizada pela Prefeitura de Ouro Preto, a festa carnavalesca acontece entre quinta-feira (12) e terça-feira (17) e é considerada a maior do interior de Minas Gerais.
São quase 200 atrações previstas na programação, com apresentações musicais e desfiles de blocos caricatos, cortejos e escolas de samba. “A beleza da cidade, nosso povo alegre e hospitaleiro, a segurança pública e um cronograma variado e repleto de atrações fazem do Carnaval de Ouro Preto a festa maior, que se destaca dentro e fora do Brasil”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo.
Com o tema “Sinhá Olímpia, quem é você?”, a edição deste ano faz uma homenagem a Olympia Angélica de Almeida Cotta, uma das personagens mais marcantes da história ouro-pretana. “Ela era uma figura meio mítica, que misturava um pouco de loucura na realidade da vida. Contava casos de bailes nunca dançados com Tiradentes e cafés tomados com Dom Pedro, que nunca existiram”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta.
Para garantir a diversificação e a organização das atrações, quatro palcos foram instalados no Centro Histórico, onde se apresentam Rogério Flausino, Djonga, Akatu e outros. O centenário Zé Pereira do Club dos Lacaios, mais antigo bloco em atividade do Brasil, sai em cortejo com seus bonecos por três dias. Também se destacam os blocos Bandalheira Folclórica Ouropretana e o Balanço da Cobra.
Domingo (15) e segunda-feira (16) são dias para prestigiar as sete escolas de samba: enredo, bateria e carros alegóricos são quesitos importantes na avaliação dos jurados. Outra opção para quem gosta de folia é o carnaval universitário, que reúne a alegria e a disposição da juventude em blocos intensos, com sete horas de atrações na Praça da UFOP.
Para que a festa aconteça, mais de 250 profissionais foram mobilizados para garantir a limpeza dos espaços públicos. Quase 100 banheiros químicos foram disponibilizados, e tapumes protegem os monumentos históricos. A segurança pública foi reforçada, e equipes também realizam atendimento médico nos pontos-base da Praça Tiradentes e da Praça da Estação, na Barra.
Distritos
Nos distritos, além de blocos caricatos e atrações musicais, famílias e amigos se aconchegam no bucolismo das localidades rurais para apreciar a natureza e descansar. Lavras Novas, São Bartolomeu e Santo Antônio do Leite são alguns dos lugares que atraem turistas para banhos de cachoeira, trilhas com diferentes níveis de dificuldade e entretenimento de natureza, como passeio a cavalo e de quadriciclo.