O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Colégio Arquidiocesano de Antônio Pereira encerra atividades com evento emocionante

Colégio Arquidiocesano de Antônio Pereira encerra atividades com evento emocionante

Lançamento de livros dos alunos marcou, literalmente, o encerramento das atividades no Colégio após Samarco cancelar o apoio à instituição

Os alunos do colégio Arquidiocesano, Unidade Cônego Paulo Diláscio, de Antônio Pereira, lançaram livros escritos por eles em um evento na sexta-feira (9). Reunindo familiares e amigos, a direção do educandário promoveu uma tarde de autógrafos com os autores encerrando as atividades da instituição. Este foi o último projeto da história do referido colégio, uma vez que a Samarco encerrou o contrato de manutenção da escola.

O projeto, inovador e cheio de magia, permitiu que os alunos escrevessem e publicassem seu livro em parceira com a Estante Mágica, empresa do Rio de Janeiro. A organização entrou em contato com o colégio, que juntos promoveram a publicação dos livros. “Recebemos o convite por e-mail e ficamos encantados, pois a maior dificuldade de uma escola hoje é que a criança tenha interesse pela leitura e também a questão da escrita”, explica Jacyra Meireles Rosa, coordenadora pedagógica. “O mais interessante é que muitos alunos utilizaram como tema o encerramento da escola. Eles contaram a experiência que tiveram na escola e a tristeza de não estudarem mais aqui”, completa.

Flávia Rivelli, mãe de uma das alunas e também professora, falou da dupla emoção de participar desse momento. “A felicidade é dobrada. Foi um projeto muito desafiador, muito interessante. Foi a primeira vez que eles tiveram a possibilidade de publicar um livro e para alguns pode ser o único ou o primeiro de muitos. Estou muito orgulhosa e contente de participar desse incentivo que a escola proporcionou”, enfatiza a mãe e professora.

A filha e aluna, Lívia Rivelli, de 7 anos, emocionada por participar da entrevista, falou que esse é só o começo da carreira de escritora e que já tem ideias para a próxima obra. “Foi muito bom escrever. Eu falei sobre a natureza e o próximo vou falar sobre o mundo da leitura”, conta a jovem escritora. A animação de falar do livro foi contagiante e todos queriam contar a experiência. “Foi muito legal, pois é a primeira vez que eu escrevo um livro de verdade”, comemora Anita Corgozinho Gomide, de 9 anos, que ainda diz que não é muito difícil, é só ter criatividade. Já Lavínia Luiza dos Santos, de 9 anos, conta como foi o desafio. “Foi muito divertido e eu aprendi várias coisa como saber fazer e confiar no que a gente está fazendo”, destaca a escritora que já divulgou o nome da próxima obra, ‘O cachorrinho Dudu’.

Samarco encerra contrato

Em agosto deste ano, a Samarco informou que iria suspender no final de 2016 o contrato de subsídio para manutenção do colégio. De acordo com a mineradora, a decisão foi tomada devido às condições financeiras da empresa após o rompimento da barragem de Fundão, sendo este o único convênio mantido no ano de 2016.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni