Imagem: Prefeitura de Ouro Preto / Victória Oliveira
A Casa de Cultura de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, passará a receber uma programação ampliada a partir do próximo ano. A informação é da Prefeitura, que anunciou, nesta quinta-feira (4), que o espaço abrigará de forma permanente uma integração de ações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania com a Secretaria de Cultura e Turismo, oferecendo novos serviços e atividades para a comunidade.
A definição foi apresentada durante uma reunião de alinhamento realizada pela gestão municipal. No encontro, foi mostrado o plano de ação que vai orientar a organização das atividades dentro da Casa de Cultura, com o objetivo de otimizar o uso do espaço e fortalecer sua função como ponto de encontro, convivência e produção cultural no distrito.
Entre as iniciativas previstas está a ampliação da presença do CRAS, que deve levar ao local o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ações voltadas para juventudes, atendimento do CRA LGBT+ e outras frentes sociais. A proposta é que a Casa de Cultura se torne uma referência de acolhimento e atendimento comunitário em Cachoeira do Campo.
O projeto também envolve uma articulação direta com artesãos, coletivos independentes e a Secretaria de Cultura, que deverão contribuir com oficinas de artesanato, música, pintura e demais manifestações culturais da região. A equipe responsável pela execução das ações — coordenada por Pietra Felício, da área social, em conjunto com Francisco Áureo, coordenador da Casa de Cultura — está finalizando o cronograma, que começará a ser divulgado em janeiro.