Um dos carnavais mais tradicionais do Brasil, na histórica Ouro Preto, há apenas 98 km de Belo Horizonte, reúne em sua programação atrações para todos os gostos e idades. Foliões de todos os cantos do país e também de outros países chegam à cidade Patrimônio Cultural da Humanidade em busca de folia, marchinhas, blocos tradicionais, desfile de escolas de samba e outros ritmos carnavalesco.
No ano em que a cidade comemora 300 anos de sua elevação a Vila, a festa não fica restrita apenas a sede do município, mas chega também a todos os seus doze distritos. Alguns deles, como Cachoeira do Campo e Lavras Novas, recebem shows todas as noites. Durante o dia, a programação é direcionada ao público infantil. Já nos demais distritos, som mecânico anima os dias da folia.
Na sede, vários espaços proporcionam aos foliões muita diversão e entretenimento. O espaço dedicado tradicionalmente às marchinhas e músicas tradicionais do carnaval será animado pelo Projeto Candonguêro, grupo fundado em 2005, integrado por alunos de música da Ufop, que tocam os sambas e enredos de escolas de samba, permanece no Largo da Alegria, localizado no final da Rua São José. Já o Largo do Cinema, que será sede de uma programação diferenciada em 2011, terá como fundo do palco o Chafariz dos Contos, construído no século XVII.
A novidade no bairro Antônio Dias é a instalação de som mecânico para animar os foliões durante todo o dia, que também contará com shows e concentração de alguns blocos. A mesma estrutura de som será instalada por toda a Rua São José e em uma das principais ladeiras do centro histórico, a tradicional Rua Direita. O espaço hip hop continua no estacionamento da Escola Dom Pedro II, na Rua das Flores, também no Centro Histórico.
No Espaço Folia, em frente ao Centro de Convenções, os maiores blocos carnavalescos estudantis de Ouro Preto, “Bloco do Caixão”, “Cabrobró”, “Bloco da Praia” e “Chapados”, animam os foliões durante o dia. O repertório será variado.
Polêmica no ano passado, o Ministério Público de Minas Gerais intermediou discussão com a Ufop que liberou, em 2011, hospedagem de turistas nas Repúblicas Federais, desde que respeitada a série de medidas, como de segurança e fiscais. A renda obtida será revertida na conservação dos casarões que servem de moradia para os estudantes.
Outro destaque do carnaval ouro-pretano é o tradicional desfile das escolas de samba locais. Duas agremiações infantis e seis adultas se apresentam na noite de segunda-feira, tendo como palco a belíssima Praça Tiradentes. Além disso, o Zé Pereira dos Lacaios, Bandalheira Folclórica e o Bloco Vermelho i Branco garantem as raízes do carnaval na cidade, desfilando por suas ladeiras.
Durante os dias de folia, a Prefeitura irá intensificar suas atividades para o bem estar da comunidade. Em convênio com o Corpo de Bombeiros, serão disponibilizados carros de resgate para atender emergências, além dos ambulatórios montados pela Secretaria Municipal de Saúde. A Santa Casa e o Samu também estarão de plantão. Em 2011, a Secretaria contará ainda com um novo suporte, a Unidade Móvel de Saúde, veículo (caminhão) equipado com consultório médico e enfermagem.
Outros serviços, como abastecimento de água, trânsito, segurança em Parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, limpeza urbana, Vigilância Sanitária e de Postura, fazem plantão para garantir a maior organização do melhor carnaval do interior do Brasil. Para isto, as equipes de todas as Secretarias Municipais trabalham em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo.