A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contratou uma capinadeira mecânica para ajudar na limpeza das ruas da cidade. A nova máquina auxilia na retirada do mato das ruas com mais eficiência, fazendo com que o trabalho de limpeza seja mais ágil e alcance mais bairros em menos espaço de tempo.
Os benefícios do novo maquinário são inúmeros. Sua estrutura é robusta, sendo considerada um mini-trator com pneus, rodando a diesel. Além de capinar rodovias, vias públicas, pátios industriais e outros locais em um menor espaço de tempo, a capinadeira varre, limpa e coleta simultaneamente, ficando para a roçadeira manual pequenos detalhes os quais a máquina não consegue alcançar.
De acordo com Mauro Lúcio dos Santos, superintendente do Departamento de Limpeza Urbana de Ouro Preto, a situação ficou alarmante, pois no antigo governo não existia um plano para reverter a situação, deixando praticamente toda a cidade cheia de mato. “Começamos o trabalho praticamente do zero, tanto na sede quanto nos distritos. Quando a sociedade percebeu que tínhamos um plano, começaram a nos chamar, pois queriam que o seu bairro fosse o primeiro a ser capinado. Felizmente, estamos conseguindo colocar os planos em prática, atendendo ao clamor de todos”, diz Mauro.
O superintende explica ainda que a maior dificuldade foi o excesso de entulho encontrado, tanto de pequeno porte (como materiais de construção e lixo doméstico), até de grande porte (carros e eletrodomésticos abandonados). “Conseguimos recolher praticamente 100% deste entulho, mesmo usando caminhões de coleta de meio porte”, concluiu.
As atividades já foram iniciadas há algumas semanas. Os trabalhos nos bairros Água Limpa, Taquaral, Veloso (parte baixa) e São Sebastião, que necessitou de um trabalho mais preciso pelo excesso de terra e entulho, já foram concluídos. Agora a capinadeira está na ladeira João de Paiva para depois seguir até a Praça Tiradentes.