Criado em 2015, o projeto Campus Aberto promoveu sua 9ª edição na tarde do sábado (14) no gramado ao lado da Escola de Minas, campus Morro do Cruzeiro. Com o objetivo de integrar a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) com a comunidade, foram ofertadas oficinas, aulas e ações de saúde para a população.
O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pelo Centro Desportivo da UFOP (Cedufop) incentivou pessoas de todas as idades a praticarem atividades ligadas a saúde, conhecimento e entretenimento de forma gratuita.
As práticas de lazer relativas à saúde foram o grande atrativo da tarde. Com organização dos alunos de Educação Física, foram realizadas partidas de vôlei, futebol, futebol americano, queimada e gincana entre pais e filhos. Segundo Marinalva Brito, bolsista do projeto e aluna do curso de Educação Física, o evento conta com voluntários da Universidade e da comunidade para dar certo. “O Campus Morro do Cruzeiro é um local público e muitas pessoas da comunidade ainda não sabem disso. Com as práticas esportivas, podemos promover uma maior integração entre ouro-pretanos e estudantes e disponibilizar opções de lazer, já que a cidade possui poucas”, explica.
Além dos esportes, as crianças puderam participar de oficinas, que incluíam pintura facial, montagem de pipas, criação de brinquedos com panos e materiais recicláveis, entre outras. Aos adultos, os alunos do curso de Medicina disponibilizaram tendas ligadas à saúde, com medição de pressão e averiguação da glicose. Já os alunos do curso de Nutrição ofereceram orientações sobre alimentação saudável.
AOPA
Presentes desde a primeira edição do Campus Aberto, a Associação Ouro-Pretana de Animais disponibilizou para adoção dois animais remanescentes do grupo de pesquisa do Centro de Ciência Animal (CCA) da UFOP.
Promoveram também uma campanha de adoção responsável, alertando a comunidade sobre a responsabilidade necessária ao adotar um animal, e arrecadaram dinheiro por meio da venda de brigadeiros e rifas para custear a castração de animais atendidos pela Associação, comprar vacinas e contribuir para o tratamento de um cachorro adoentado. Segundo a voluntária da Associação, Letícia D’angelo, os participantes poderiam contribuir com a saúde do animal que preferissem. “Não escolhemos veterinário ou farmácia para compra das vacinas. A pessoa podem doar uma castração ou vacina onde quiser que nós buscamos para aplicar nos animais”, explica.
Show
Música não faltou para todos os participantes do evento. A dupla Edson e Dora se apresentou no Campus Aberto com um repertório eclético, que incluía MPB, rock, pop rock e samba.
Ao final, a organização promoveu um concurso de forró, que premiou o casal mais animado da ocasião com um jantar no restaurante Casa do Ouvidor.