Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore
A Câmara Municipal de Ouro Preto, em um gesto de solidariedade, efetuou, no dia 25 de junho, a entrega simbólica das primeiras peças arrecadadas pela Campanha do Agasalho 2025. A ação foi realizada no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), no bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, e marcou o início da distribuição de roupas para as pessoas em vulnerabilidade social.
A Campanha do Agasalho 2025 é organizada pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) de Ouro Preto. Os donativos serão encaminhados a entidades como a Casa Lar, o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) e o Lar São Vicente de Paulo, no município mineiro. O objetivo é reunir roupas, casacos, cobertores, calçados e outros itens para garantir proteção diante dos dias de frio intenso.
A entrega simbólica contou com a presença de representantes da Casa Legislativa, do Centro POP e da imprensa local. O Centro POP é uma política pública de garantias de direitos e promove espaço de higiene pessoal, alimentação, emissão de documentos, entre outros serviços.
Williane Lourenço, chefe de departamento, aproveitou a oportunidade para reforçar a importância das doações e da necessidade das peças estarem limpas e em bom estado de conservação. “Atualmente, atendemos 37 pessoas em situação de rua, entre munícipes ou migrantes que estão na cidade há mais de cinco anos. Nós já realizamos 660 atendimentos e 68 já superaram a situação de rua. Agradecemos a parceria com o CAC e a Câmara, em prol da arrecadação e doação. Diante do frio de Ouro Preto, é imprescindível a doação de agasalhos e cobertores para essas pessoas”, afirmou Williane.
Desde o início da mobilização, em junho, mais de quinhentas peças já foram arrecadas e o Centro POP é um dos primeiros e principais pontos de acolhimento e distribuição de vestimentas.
A coordenadora do Centro de Atendimento ao Cidadão de Ouro Preto, Cláudia Gontijo, explicou o processo de arrecadação e enfatizou a mobilização de empresas, instituições e órgãos públicos parceiros da campanha.
“A Campanha do Agasalho está apenas começando com essa primeira leva. Pretendemos arrecadar mais até o final do mês de junho e enquanto permanecerem as baixas temperaturas. Tivemos importantes participações de parceiros para atender entidades que precisam dessas doações”, disse.
Cláudia ainda reforçou que a Campanha do Agasalho 2025 continua e que todos podem contribuir com os donativos para proteger e cuidar das pessoas em situação de vulnerabilidade social em Ouro Preto.
Pontos de coleta
1. Câmara Municipal de Ouro Preto
2. Centro de Atendimento ao Cidadão em Cachoeira do Campo
3. Rodoviária de Ouro Preto
4. Prefeitura Municipal de Ouro Preto
5. Secretaria Municipal de Educação
6. Secretaria Regional de Educação de Ouro Preto
7. Universidade Federal de Ouro Preto – campus Ouro Preto
8. Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) – Casa Bernardo Guimarães – Bairro Cabeças
9. Fundação Gorceix
10. Supermercado Farid (Ouro Preto e Cachoeira do Campo)
11. Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Ouro Preto)
12. Hexágono Engenharia
Toda arrecadação será destinada para as entidades sociais e a Campanha do Agasalho 2025 busca possibilitar um inverno mais digno e acolhedor para quem mais precisa.