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Caminhos pra Avançar: Programa Rodoviário do Governo mineiro promete melhorias, mas gera preocupações em moradores de Cachoeira do Campo

Reportagem: Lucas Porfírio (Com informações da Agência Minas)

O Governo de Minas Gerais deu início, em 1º de novembro, ao programa “Caminhos pra Avançar”, uma iniciativa voltada à recuperação de rodovias estaduais, abrangendo mais de 5.500 quilômetros de estradas. Com recursos provenientes de investimentos públicos e privados, o programa tem como objetivo reestruturar a infraestrutura viária e estimular o desenvolvimento das diversas regiões do estado.

De acordo com o governo estadual, o programa é composto por dois tipos principais de obras rodoviárias. O primeiro tem como foco a pavimentação de trechos estratégicos para o desenvolvimento econômico de regiões, além da construção de grandes pontes. O segundo concentra-se na recuperação funcional do pavimento de rodovias.

Até o momento, 66 obras já foram concluídas, abrangendo aproximadamente 2.000 quilômetros de vias, com um investimento estimado em R$ 1,5 bilhão. Outras 43 obras estão em andamento, totalizando 1.540 quilômetros de trechos rodoviários em construção, com recursos próximos a R$ 2 bilhões. Além disso, está previsto o início de mais 34 obras nos próximos anos, que deverão contemplar 762 quilômetros de rodovias, com investimentos de R$ 1 bilhão.

O governo de Minas informou que um novo ciclo de projetos se encontra em fase de estruturação. Entre os destaques estão as intervenções no lote de rodovias entre Ouro Preto e Mariana, o Vetor Norte na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e os lotes Noroeste, Zona da Mata e Quadrilátero Ferrífero. Todos esses projetos têm leilão previsto para 2025. Somados, eles representam uma expectativa de investimento de R$ 19 bilhões e mais de 3.000 quilômetros de malha rodoviária.

No caso do lote 7, que abrange as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, o projeto inclui a duplicação de 67,4 quilômetros de rodovias, a adição de 39,7 quilômetros de faixas adicionais, a construção de um contorno de 7,3 quilômetros em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, e 12,7 quilômetros de travessias urbanas. Também está prevista a modernização de 100 acessos, além da instalação de 71 novos pontos de ônibus e 11 passarelas. O leilão do lote está previsto para o 2º Trimestre de 2025.

Em entrevista ao jornal O Liberal, moradores e comerciantes de Cachoeira do Campo relataram preocupação com o aumento do fluxo de caminhões pesados e carretas de minério, que frequentemente resultam em acidentes. Apesar de apoiarem a construção do contorno rodoviário, a população local solicita que o projeto seja planejado de forma a minimizar impactos negativos no comércio e na qualidade de vida. Entre as propostas apresentadas estão a restrição do desvio ao tráfego pesado, garantindo o fluxo contínuo para os estabelecimentos comerciais, e a adoção de estratégias de sinalização e divulgação para orientar motoristas nas rotas apropriadas.

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