O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
5 min

Câmara Municipal de Ouro Preto: Reconhecimento e emoção marcam entrega das Comendas Antônio Francisco Lisboa e Mérito Religioso

Câmara Municipal de Ouro Preto: Reconhecimento e emoção marcam entrega das Comendas Antônio Francisco Lisboa e Mérito Religioso

Imagem: Marcos Delamore / Marcos Delamore

A Câmara Municipal de Ouro Preto realizou, no dia 1º de outubro, uma solenidade de entrega de homenagens a cerca de 20 pessoas e instituições com as Comendas Antônio Francisco Lisboa e Mérito Religioso. O Centro de Artes e Convenções, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), foi o palco da cerimônia, na qual os agraciados receberam um importante reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos para a Cidade Patrimônio Mundial.

O presidente da Câmara, Vantuir da Silva (Avante), destacou a relevância dos agraciados para o município de Ouro Preto e celebrou o Dia do Vereador, celebrado anualmente no primeiro dia do mês de outubro. “Um evento importante e engrandece as pessoas e personalidades do nosso município. Parabéns a todos nós, vereadores, que tentamos construir, a cada dia, uma Ouro Preto melhor”, disse.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), relembrou Aleijadinho como o patrono da arte no Brasil, e a rica e plural tradição religiosa na Cidade Patrimônio Mundial. “A Câmara Municipal de Ouro Preto rende homenagens a quem tanto contribui para que nós tenhamos melhor qualidade de vida e esperança. Que os vereadores continuem a cuidar tão bem da nossa comunidade, buscando estimular as ações beneméritas e reconhecer o valor de quem contribui para uma vida melhor para todos. Parabéns aos homenageados”, frisou.

Comenda Antônio Francisco Lisboa

A Comenda Antônio Francisco Lisboa reconhece Antônio Francisco Lisboa, popularmente conhecido como Aleijadinho. O escultor, arquiteto e entalhador é considerado uma das personalidades artísticas mais importantes e influentes do Período Colonial, no Brasil. Em homenagem ao artista, a Câmara Municipal de Ouro Preto criou essa honraria com o intuito de homenagear personalidades e entidades que contribuíram para a valorização dos agentes ouro-pretanos que lutam pela causa das pessoas com deficiência.

Nesta categoria, os agraciados de 2025 foram: Aníbal Aganeti Dias; Anderson Cléssio de Almeida; Equipe de intérpretes de Libras da CMOP; Flávia Mineiro; Hamilton Reginaldo Mendes; Maria Aparecida Tavares dos Santos; e Rachel Angélica da Silva Gualberto.

A vereadora Lílian França (PP), idealizadora da honraria em 2021, reiterou o valor da comenda para a cidade histórica. “Uma das comendas mais importantes de Ouro Preto e da Câmara Municipal. Lutamos pela inclusão e para que as pessoas com deficiência tenham direito à cidade e usufruir de todas as políticas públicas. A comenda traz visibilidade e honra pessoas e instituições envolvidas com a comunidade”, declarou.

Flávia Mineiro foi a escolhida para representar os homenageados desta honraria e, em seu discurso, reafirmou a dedicação e o empenho de cada um em prol do bem-estar da comunidade e do reconhecimento da causa. “É uma pauta de grande importância, pelo fato do quanto a inclusão precisa ser trabalhada, tanto como conceito como a forma de aplicar. Precisamos ter uma noção maior sobre o que é inclusão e trazer isso para a sociedade”, enfatizou.

Comenda Mérito Religioso

A Comenda Mérito Religioso é uma homenagem a personalidades e entidades religiosas que agregam à sociedade de Ouro Preto, ao proporcionarem suporte, direcionamento e serviços fundamentados em princípios religiosos.

Idealizada pelo vereador Merisson Irineu (Mercinho), a comenda promove e enaltece o respeito pela diversidade de crenças religiosas que coexistem no município, além de celebrar a espiritualidade como um componente da identidade cultural, enriquecendo a diversidade cultural da sociedade.

Na primeira edição desta homenagem, Mercinho reforçou o papel de destaque das pessoas e entidades que preservam Ouro Preto como um berço da diversidade religiosa. “A criação desta comenda reconhece pessoas e instituições que se destacam no trabalho religioso em nosso município. Celebramos a fé, a dedicação, o cuidado com o próximo e o bem que cada um leva para a comunidade”, comentou.

Em 2025, os agraciados com essa homenagem foram: Dom Francisco Barroso Filho; Equipe de Acolhida da Paróquia de Santa Rita de Cássia do distrito de Santa Rita de Ouro Preto; João Pires Sobrinho; Jubileu de Nossa Senhora da Conceição da Lapa; Mirelly Cristina Costa; Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula; Padre Armando Godinho; Padre José Carlos dos Santos; Padre Marcelo Moreira Santiago; Pastor Alceu Cassimiro de Lima Neto; Pastor Josimar do Carmo Silva; Terço dos Homens de Amarantina; e Terço dos Homens do bairro Piedade.

Representado os agraciados nesta sessão, Mirelly Cristina Costa salientou a atuação dos homenageados na diversidade cultural e religiosa da Cidade Patrimônio Mundial. “A comenda abrange todas as crenças. Existe um projeto de lei de Intolerância Religiosa para entender que não deve existir preconceito entre as religiões, mas sim amor e salvação para todos”, revelou.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni