Imagem: Marcos Delamore / Marcos Delamore
O vereador Matheus Pacheco (PV) apresentou, na Câmara de Ouro Preto, o Requerimento 391/2025, que solicita à Secretaria Municipal de Educação e à administração ouro-pretana a ampliação do kit escolar fornecido aos alunos da rede municipal de ensino.
A proposta contempla a entrega de um par de tênis em conjunto aos uniformes já distribuídos pela Prefeitura. No momento, os estudantes recebem mochilas, calças, camisas, shorts e agasalhos, além dos materiais escolares.
De acordo com o documento, o item adicional representa mais conforto, apoio, cuidado e condições adequadas para o desenvolvimento de práticas esportivas e atividades educacionais. Para o vereador, a medida é de grande valia para as famílias de baixa renda da cidade histórica mineira.
“Queremos entender da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação se há, dentro do planejamento, a possibilidade de, junto aos itens entregues aos nossos estudantes, também fornecer o tênis. No sentido dos estudantes terem a dignidade para ir às escolas, de realizar as práticas de Educação Física e demais atividades”, declarou Matheus Pacheco.
A proposição também analisa o contexto financeiro do município para a sua regulamentação. Para atender boa parte dos alunos das escolas municipais, será aplicada uma avaliação socioeconômica e o material ficará disponível para os estudantes de baixa renda.
“O tênis, com certeza, é um item importantíssimo para os alunos da sede, dos distritos e das áreas rurais. É muito importante a Secretaria de Educação se atentar para isso”, pontuou o vereador.
Os vereadores Luciano Barbosa, Naércio Ferreira, Carlinhos Mendes, Lílian França e Renato Zoroastro manifestaram parecer favorável para a importância da proposta e da inclusão do item no planejamento para o próximo ano.
Por 13 votos favoráveis, o Plenário da Câmara Municipal aprovou, na sessão desta terça-feira (21), o requerimento do vereador Matheus Pacheco que visa o apoio e a atenção aos alunos da rede municipal de ensino.
Antes de entrar em vigor, o requerimento segue em tramitação na Casa Legislativa e para veto ou sanção do prefeito, com a posterior publicação no Diário Oficial do Município.