Imagem: Marcos Delamore / Marcos Delamore
A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Ouro Preto foi ocupada pelo presidente da Fundação Aleijadinho, Márcio Fernandes Guimarães, durante a reunião ordinária realizada nesta terça-feira, dia 07 de outubro. A participação do presidente foi um modo de destacar a trajetória, os impactos positivos das ações da instituição e reivindicar apoio do Legislativo para o desenvolvimento e a manutenção de projetos e cursos oferecidos para jovens, adultos e idosos do município mineiro.
A Fundação Antônio Francisco Lisboa, conhecida como Fundação Aleijadinho, foi fundada em 1996, pela Doutora Lúcia de Fátima Magalhães Albuquerque Silva, então Juíza da Infância e da Juventude da comarca de Ouro Preto. A instituição social atua em prol do desenvolvimento sócio-educacional da comunidade de Ouro Preto e região.
Em seu discurso, Márcio Guimarães revelou os desafios de uma entidade não governamental e sem fins lucrativos. “A importância dessa reunião é a de sensibilizar os vereadores e a comunidade, em geral, para apoiar a Fundação Aleijadinho. Essa é uma mensagem importante que queremos passar para vocês e solicitar recursos para a instituição”, declarou.
Há quase três décadas, a fundação viabiliza projetos que geram impacto social por meio da educação, esporte, arte, cultura, lazer, qualificação e capacitação profissional e geração de renda. Ademais, contribui para a diversificação e o desenvolvimento sustentável da economia da Região dos Inconfidentes.
Atualmente, os projetos que integram as ações da instituição, são:
● Projetos esportivos de Judô, Futebol, Handebol e Vôlei;
● Projetos culturais, como musicalização e artesanato;
● Projeto Viver em Movimento, com sala de pilates;
● Cursos de qualificação, a exemplo de manutenção e instalação de ar-condicionado split e refrigeração residencial, monitor de inclusão, serralheria especializada e cuidados de idosos.
Dentre todos os projetos oferecidos pela Fundação Aleijadinho, mais de 10 mil pessoas já foram beneficiadas e outras centenas foram capacitadas nos cursos de qualificação. A expectativa da entidade é ampliar os cursos e espaços, e fomentar novas parcerias para promover a continuidade das ações. Entre os cursos previstos, estão:
● Segurança e Operação de Empilhadeira;
● Serralheria de Metais Ferrosos;
● Soldagem;
● Auxiliar de veterinário;
● Mecânico de ar-condicionado;
● Operador de Carregadeira;
● Operador de Bobcat.
Os vereadores se manifestaram em apoio às demandas e solicitações do representante, que apresentou o balanço das atividades da instituição. Os parlamentares garantiram a mobilização para que, junto aos deputados estaduais e federais, consigam emendas impositivas a serem direcionadas à Fundação Aleijadinho.