Interior equipado da nova van. Imagem: Reprodução Instagram Câmara Municipal de Ouro Preto / Victória Oliveira
A Câmara Municipal de Ouro Preto anunciou, nesta segunda-feira (27), o lançamento de uma van totalmente adaptada para a emissão de carteiras de identidade. O novo veículo visa facilitar o acesso da população, especialmente dos distritos e comunidades mais afastadas, a esse serviço essencial.
Segundo a Câmara, a van é equipada e acessível, garantindo conforto, praticidade e inclusão. A proposta é aproximar o atendimento da população, tornando o processo de emissão de documentos mais simples, rápido e eficiente.
O presidente da Câmara, vereador Vantuir Silva (AVANTE), destacou que a iniciativa representa um avanço significativo para o município: “As pessoas não vão precisar mais se deslocar nem para Ouro Preto nem para Cachoeira do Campo. O serviço vai chegar até as localidades com essa van toda adaptada. Agradecemos à equipe de informática e a todos que contribuíram para colocar essa ideia em prática, levando um serviço tão importante à população”.
Atualmente, o serviço é oferecido no Centro Administrativo de Cachoeira do Campo e na sede de Ouro Preto, mas o agendamento é burocrático e o processo pode ser demorado, especialmente para pessoas que vivem longe dos centros e com acesso limitado à internet ou telefone. A nova solução móvel busca reduzir essas barreiras e ampliar o acesso à cidadania.
Com a van, será possível realizar todo o processo no próprio local, incluindo a captura de fotos e dados, o que deve agilizar a entrega do documento.
Durante o ano de 2025, a Câmara também tem realizado o projeto Câmara Itinerante, que levou o serviço de emissão de identidade, entre outros atendimentos, a diversos distritos de Ouro Preto, uma iniciativa que teve grande procura e boa aceitação da população.
De acordo com publicação oficial da Câmara nas redes sociais, a primeira localidade atendida pela Van Itinerante será a comunidade de Mota, em Miguel Burnier, nesta sexta-feira (31).
