Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore
A Câmara Municipal de Ouro Preto, durante a 34ª Reunião Ordinária, aprovou, em redação final, o Projeto de Lei Ordinária nº 794/25, de autoria do vereador Wemerson Titão (PT), que institui a Semana Municipal do Tropeiro, a ser celebrada anualmente no distrito de Antônio Pereira, integrando o calendário de comemorações de aniversário da cidade histórica.
A iniciativa busca valorizar, resgatar e promover a memória histórica, os saberes tradicionais e as contribuições dos tropeiros para a cultura de Ouro Preto e de Minas Gerais. Além disso, é um fomento ao turismo e ao desenvolvimento sustentável de Antônio Pereira.
Os tropeiros foram responsáveis pelo desenvolvimento econômico e a integração de diversas regiões do país. Por meio do processo de interiorização, esses agentes eram designados para conduzir, organizar e dar segurança às tropas, além do transporte de mercadorias, conectando áreas distantes e viabilizando o comércio. Esses integrantes compõem a história do país e foram importantes para a formação econômica, social e cultural do território brasileiro.
O documento encaminhado pelo parlamentar respalda-se nas práticas culturais que se mantêm vivas em Ouro Preto e na sua importância em oferecer educação patrimonial e incentivar o progresso de ações culturais no distrito.
Segundo o vereador, a valorização da cultura contribui para o fortalecimento da identidade local e promove a preservação da memória ouropretana. “A Semana Municipal do Tropeiro não representa apenas uma homenagem a esses personagens fundamentais da nossa história, mas também uma estratégia de fortalecimento do patrimônio cultural, da economia criativa e da cidadania cultural em nosso município”, afirmou.
O Projeto de Lei foi aprovado por 14 votos dos parlamentares da Casa. Após a aprovação do Projeto de Lei pela Câmara Municipal, a proposta está em tramitação e aguarda o sancionamento pelo Executivo de Ouro Preto.