Com o objetivo de atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e prepará-las para integrarem o mercado de trabalho, foi lançado este ano o projeto “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo”, uma iniciativa do Departamento de Turismo e da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania,com o apoio da Câmara Municipal de Ouro Preto. O programa é coordenado pela professora da Ufop Kerley dos Santos Alves e por Iza Ferreira. As atividades foram iniciadas em 19 de maio e serão concluídas, com entrega de certificados, no dia 30 de agosto, no Degeo (Ufop).
Além de qualificar os 65 alunos com atividades culturais, gastronômicas e turísticas por meio de oficinas, workshops, palestras e visitas técnicas, o projeto também trabalha a cultura da sustentabilidade com a utilização do lixo como matéria-prima. “O intuito é fazer com que os alunos sejam qualificados e capacitados. Por isso, trouxemos parceiros de peso, como o Senac e o artista plático Léo Piló. Isso devido à especificidade do nosso público-alvo, que não tem condições de ter acesso a materiais que nos permitisse fazer uma oficina de artesanato mais sofisticada, mas, na verdade, não precisamos de nada refinado para fazer uma coisa bacana”, explica Iza Ferreira.
Colocando em prática todo o conhecimento adquirido, os alunos do “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo” participaram da montagem da ambientação do Bar do Festival de Inverno Ouro Preto Mariana – Fórum das Artes 2017, que está no Salão Mariana do Centro de Artes e Convenções da Ufop. O projeto também integra o festival com sete oficinas, sendo três ministradas pelo artista plástico Léo Piló e quatro em parceria com a marca de esmaltes artesanais “By Dany Vianna”.
Uma das palestras realizadas este mês trabalhou a temática “Direitos Humanos e Cidadania”, ministrada pela advogada Mara Lima. “A palestra contou com o apoio da OAB, para sanar dúvidas sobre pensão alimentícia e processos em geral. A iniciativa é importante para que os alunos se sintam empoderados e que desperte neles a consciência da cidadania”, destaca a coordenadora administrativa.
Para o aluno Henrique Corrêa, de 18 anos, “participar do projeto está sendo uma experiência fantástica. Estou conhecendo novas pessoas, descobrindo habilidades que eu não sabia que tinha e esse conhecimento será de grande valor para a nossa integração no turismo em Ouro Preto”. Além de fazer parte das aulas, o aluno Henrique agora também é monitor das exposições do projeto.
A Câmara Municipal de Ouro Preto apoia essa e outras iniciativas que somam para a qualidade de vida da população ouro-pretana. “O Legislativo tem o prazer em apoiar projetos como esse, que são essenciais para o preparo dos cidadãos para o mercado de trabalho. Iniciativas como essa só trazem benefícios à nossa comunidade”, afirma o presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT).
A segunda etapa do “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo” está prevista para acontecer ainda este ano. Os produtos confeccionados pelos aprendizes fazem parte da exposição do artista plástico Léo Piló, na Galeria de Arte Nello Nuno, da Faop. Para mais informações, entre em contato por meio do telefone (31) 3559-1447 ou pelo e-mail: capacitarturismo.ufop@gmail.com.