O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Câmara aprova parecer do TCE favorável às contas do Município no exercício financeiro de 2012

Câmara aprova parecer do TCE favorável às contas do Município no exercício financeiro de 2012

Durante a reunião realizada no dia 3 de julho, a Câmara de Ouro Preto aprovou o Projeto de Resolução n° 27/2014 que dispõe sobre a análise do parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais favorável às contas do Município referentes ao exercício financeiro de 2012.

O projeto foi aprovado pelos vereadores por meio de sete votos favoráveis, seis contrários e uma abstenção do presidente da Câmara, Léo Feijoada (PSDB). Para que o parecer fosse derrubado e houvesse a rejeição das contas do ex-prefeito Angelo Oswaldo, a maioria qualificada de dois terços dos parlamentares, ou seja, o mínimo de 10 vereadores deveria votar contra o parecer prévio do Tribunal.

O líder de governo na Câmara, vereador Roberto Leandro (PSDB) lamenta a votação queixando-se do posicionamento de alguns vereadores. “Infelizmente, o projeto foi aprovado, favorável às contas de 2012 da administração do ex-prefeito Angelo Oswaldo, dando-lhe uma carta de alforria. Um ano em que não teve nada para o povo de Ouro Preto, nada de aumento para o servidor, benefício nenhum”, pontua Roberto. “Eu trouxe à Câmara as informações sobre as irregularidades já protocoladas no Ministério Público, como a compra de abadás com dinheiro da Saúde”, afirma o parlamentar. Além de Roberto, os vereadores Thiago Mapa (PP) Dentinho da Rádio (PT) Dudu Gonzaga (PPS) Maurício Moreira ‘Paquinha’ (PR) e Luiz Gonzaga (PR) votaram contra o parecer de aprovação das contas.

“Eu tenho 15 anos de trabalho na rádio Itatiaia Ouro Preto e nesses oito anos do último governo eu acompanhei de perto a luta do povo e as deficiências da administração” afirma o vereador Dentinho da Rádio. “Acompanhei o anúncio de que seriam construídas casas no bairro Santa Cruz, em Antônio Pereira e Cachoeira do Campo e a gente viu que nada aconteceu”, argumenta.

O vereador Chiquinho de Assis (PV) justifica seu voto favorável às contas de 2012. “Meu posicionamento foi em acordo com o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado. Eu acho que não é uma votação política, é uma votação técnica”, afirma o edil. “Devemos respeitar um ao outro Poder. Então, se o parecer do Tribunal de Contas fosse contrário, eu acompanharia o parecer”, conclui.

A reunião dos vereadores foi transformada em Audiência Pública para Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente referente ao trabalho realizado em 2013. “O Meio Ambiente é um assunto latente e eu fiquei muito satisfeita com a participação das pessoas. Vamos levar boas ideias e bons indicativos para trabalhar nos próximos meses” avalia a secretária Érika Curtiss.

Érika informa que o serviço de destinação de resíduos é o que mais gera gastos para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Nós temos muitas ideias para a Coleta Seletiva, mas não basta simplesmente ter a coleta, a gente precisa ter o real e correto destino desse material recolhido. Temos uma Coleta Seletiva piloto implantada em dois bairros da cidade e a gente pretende expandir” afirma.

O ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Márcio, também participou da Audiência Pública.

No dia 15 de julho, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá à cidade de Itaúna para trocar experiências sobre o sistema de Coleta Seletiva. De acordo com Érika Curtiss, Itaúna recolhe 23% de lixo reciclado.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni