Imagem: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
Por: Victória Oliveira
A Prefeitura Municipal de Ouro Preto abriu uma nova biblioteca na Casa de Cultura de Cachoeira do Campo, com objetivo de ampliar o acesso à leitura e à cultura no distrito. O novo espaço conta com um acervo diversificado, com livros de literatura, educação e história, que será abastecido por doações e pela Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto, localizada na sede.
A cerimônia de inauguração aconteceu na última sexta-feira (21), com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, da vice-prefeita Regina Braga, do presidente da Câmara Municipal, Vantuir Silva, e de secretários.
“A Casa de Cultura de Cachoeira do Campo que oferece vários serviços e apoio às atividades em geral da comunidade passa agora também a oferecer uma biblioteca, que fica aberta a todos que quiserem ter o prazer do livro e da leitura, é uma biblioteca muito bem composta. Nesse dia tão marcante estamos abrindo a biblioteca e também mostrando as dimensões que essa casa tem!”, declarou o prefeito, Angelo Oswaldo.
O espaço foi planejado para atender crianças, jovens e adultos, com o intuito de proporcionar um ambiente acolhedor, que também pode receber atividades socioculturais e educacionais, como palestras, rodas de conversa e outros eventos literários.
A Casa de Cultura de Cachoeira do Campo
Para além da biblioteca, na última semana a Casa de Cultura também passou a abrigar a histórica cadeira utilizada por Dom Pedro I e Dom Pedro II durante sua passagem por Cachoeira do Campo. A chegada do mobiliário é uma parceria com a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, que antes abrigava o assento em seus arquivos. A cadeira agora passa a integrar um memorial de Cachoeira do Campo, idealizado na casa.
O local tem se tornado um importante espaço de promoção cultural no distrito. Ele abriga também a Casa da Juventude, que oferece diversas atividades ligadas à arte, cultura e educação, e também já foi palco de diferentes eventos para discussões de desenvolvimento de Cachoeira do Campo e de Ouro Preto com um todo.
A Casa de Cultura de Cachoeira do Campo ocupa o antigo Casarão Pedrosa, um edifício histórico que passou por uma longa restauração, muito aguardada pela comunidade, e foi reaberto em setembro de 2024. O centro cultural funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados de 9h às 12h.
A cadeira agora faz parte do acervo da Casa de Cultura de Cachoeira do Campo. Imagem: Neno Vianna/ Prefeitura Municipal de Ouro Preto