Com grande participação popular e em parceria com representantes de instituições e movimentos de Ouro Preto, o vereador Chiquinho de Assis promoveu uma audiência pública sobre as ocupações nas escolas e universidades do brasil. Com o tema “Ocupa Ouro Preto – PEC 55 E MP 476 – O que sabemos? O que pensamos?” o encontro teve como objetivo discutir as atuais medidas econômicas do governo federal, assim como encaminhar ao Congresso Nacional o descontentamentos com tais medidas.
O encontro se deu em três partes. Primeiro a fala dos membros da mesa. A segunda com perguntas e manifestações e por último as deliberações que serão encaminhadas para o Senado.
A diretora do IFMG Campus Ouro Preto, Maria da Glória dos Santos Laia, destacou a importância do encontro como forma de lutar pela garantia de direitos garantidos com tanta dificuldades. “Esse encontro nos provoca a reflexão do impacto que essas medidas vão causar a cada um de nós, principalmente do ponto de vista da educação profissional e tecnológica, que tem dado muita contribuição na formação de profissionais”, destacou.
Já o presidente da audiência, vereador Chiquinho de Assis, ressaltou a força dos movimentos de ocupações da cidade. “Esse é um encontro que gera uma preocupação enorme na cabeça daqueles que acreditam que a luta é uma ocupação de ‘à toas’, momento apenas de lazer ou qualquer outro tipo de entretenimento. Mas não. É uma luta séria”, frisou o vereador que ainda completou. “Seria ótimo se todas as Câmaras municipais do país conseguissem se mobilizar e enviar o seu recado ao Congresso Nacional. É muito importante estarmos aqui diante de ideias de construção que visam o amadurecimento do país, que visam à luta contra a perda de direitos. Isso não é comum nessa Casa. O esvaziamento dos parlamentares nesse evento é uma demonstração disso”, alfinetou Assis.
Como resultado do encontro, destacaram-se algumas ações como encaminhar à imprensa local manifesto de apoio as ocupações via comissão de participação popular; Moção de Repúdio ao Congresso Nacional contra a PEC 55 e a confecção de panfletos explicativos para a população de Ouro Preto sobre a PEC 55.