O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Ambulatório para tratamento de obesidade e síndrome metabólica é criado em Ouro Preto

Ambulatório para tratamento de obesidade e síndrome metabólica é criado em Ouro Preto

Imagem: Instituto de Medicina Sallet/Divulgação

Por: Marcos Delamore

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da portaria nº 033/2025, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou que irá promover os serviços de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com obesidade e síndrome metabólica no município. A portaria já está em vigor e o órgão público ainda fará o anúncio do início das atividades do ambulatório.

A obesidade é uma condição médica que se refere ao acúmulo excessivo de gordura corporal e é um fator de risco para o desenvolvimento de outras enfermidades. Esse distúrbio é causado por fatores genéticos, comportamentais e metabólicos. O Ministério da Saúde identifica a obesidade como um problema de saúde pública e segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020), 60,3% dos adultos apresentam excesso de peso, o que representa 96 milhões de brasileiros. No mundo, mais de um bilhão de pessoas convivem com a doença.

O secretário de saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, comentou sobre a inclusão dessa medida no contexto do município. “Estamos avançando com a parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto e a UFOP para o projeto de síndrome metabólica. Oferecemos acompanhamento multiprofissional para crianças, adolescentes e mulheres com alterações de peso e ampliamos o projeto para incluir homens. Interessados devem procurar a unidade básica de saúde para encaminhamento,” destacou.

O ambulatório funcionará na Policlínica Municipal e terá uma equipe multidisciplinar, constituída por médicos, nutricionistas, psicólogos e assistente social, para o atendimento do público.

O retorno do serviço foi possibilitado pela emenda parlamentar do vereador Matheus Pacheco (PV), que obteve um recurso de R$ 50 mil para ampliar os serviços de atendimento e prevenção das enfermidades.

O parlamentar ressaltou o compromisso com a saúde pública de Ouro Preto. “Nós estamos muito contentes com o lançamento, com o reinício dos trabalhos em 2025 do Ambulatório, que tem como foco principal a questão do controle e combate à síndrome metabólica. No ano de 2024, o nosso mandato conseguiu captar 100 mil reais através da emenda impositiva para o fortalecimento e crescimento do projeto. Neste ano de 2025, renovando o nosso compromisso, conseguimos colocar mais 50 mil”.

Considerando o aumento dos índices dessas condições e dos impactos negativos causados pelas doenças para a saúde individual e coletiva das pessoas, essa medida visa proporcionar a prevenção e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de viabilizar o acompanhamento periódico dos pacientes.

Essa política pública de saúde contará, também, com programas educativos sobre saúde para prevenção e controle da obesidade e das síndromes metabólicas, visando a saúde e bem-estar da população.

A Secretaria de Saúde garantiu que todas as informações sobre as atividades do ambulatório serão divulgadas para a população ouro-pretana.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni