O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
6 min

Aluminas resiste na sede: Poderes Legislativo e Executivo de Ouro Preto se mobilizam e conseguem mais 90 dias de continuidade para a associação

Aluminas resiste na sede: Poderes Legislativo e Executivo de Ouro Preto se mobilizam e conseguem mais 90 dias de continuidade para a associação

Imagens: Marcos Delamore / Marcos Delamore

A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Ouro Preto realizaram, nesta segunda-feira (10), uma reunião com a empresa Novelis do Brasil e a Justiça de Ouro Preto para discutir o processo de reintegração de posse da área atualmente ocupada pela Associação Atlética Aluminas, instituição que existe há mais de oito décadas e é reconhecida por sua importância social, esportiva e comunitária na cidade histórica de Minas Gerais.

Um conflito pela área de aproximadamente 17 mil metros quadrados, que remonta a trâmites processuais de anos anteriores, está gerando preocupação nos associados da organização do interior de Minas, em pleno ano de 2025. Conhecido como Aluminas, o espaço em questão se situa no bairro Saramenha, em Ouro Preto, e conta com mais de 400 sócios ativos, que atualmente vivem dias de tensão em meio a um risco iminente de perder a sua sede.

O presidente da instituição, José César de Sousa, destacou o papel colaborativo do Executivo, do Legislativo e da comunidade ouro-pretana para uma decisão favorável ao futuro do Aluminas. “Pessoas que têm o sentido de pertencimento de que a Associação Atlética Aluminas tem que ser do povo ouro-pretano, tem que ser do povo de Saramenha”, disse.

Reunião para definição de acordo

Durante a reunião entre os poderes públicos municipais e a Novelis, o Judiciário de Ouro Preto propôs medidas para avançar no processo de negociação. Ficou acordado que, tanto a empresa quanto a Prefeitura, terão um prazo de 90 dias para apresentar uma definição para um acordo final.

Conforme informado pelo vereador Carlinhos Mendes (Avante), membro da comissão especial que analisa e acompanha o caso, apenas duas pendências têm impossibilitado o encerramento das negociações. “O diálogo fluiu muito bem. A prefeitura está bastante positiva para fechar esse acordo. Conseguimos 90 dias de respiro para tentar fechar esse acordo”, afirmou.

A primeira das tratativas diz respeito à retirada de 9 mil metros quadrados do acordo por parte da Prefeitura, destinados à ampliação do Autoparque da Bauxita, e à manutenção de mil e quinhentos metros quadrados para a expansão da Escola Municipal Tomás Antônio Gonzaga. Além disso, foi proposta a divisão das custas de cadastramento de famílias no programa de habitação.

Em suma, a Novelis se comprometeria em repassar 29% das terras à Prefeitura, parcela essa que contempla o terreno ocupado pela Associação. Segundo informações divulgadas pelos vereadores, a administração municipal busca assegurar a área para o prosseguimento das atividades de cunho social, cultural e esportivo, com a perspectiva de uso compartilhado do espaço entre o Município e o Aluminas.

O outro ponto avaliado, referente à área ocupada pelo Clube do Alumínio, também motivo de ação judicial desde 2018, seria o encerramento do processo, com a cessão do espaço pela Novelis ao clube, e a transferência das quadras à administração pública municipal.

Caso o acordo seja efetivado, o total das terras repassadas ao município seria de aproximadamente 36%.

Câmara de Ouro Preto realiza reunião na sede da associação

A Associação Atlética Aluminas recebeu, nesta terça-feira (11), uma edição especial da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto. A pedido dos vereadores, por meio do requerimento 410/2025, a sessão foi transferida do plenário da Casa Legislativa para a sede da instituição.

A Associação Atlética Aluminas teve sua função social e importância comunitária reconhecida pelo Poder Legislativo de Ouro Preto, em um documento, no qual os vereadores destacaram a preocupação com a decisão que põe em risco o futuro da organização.

“A Associação Atlética Aluminas encontra-se sob sério risco de perder importantes patrimônios edificados, os quais desempenham relevante função social, esportiva e cultural em nosso município. Conforme relato apresentado pelo presidente da entidade na reunião ordinária, realizada em 30 de outubro de 2025, a Justiça já estabeleceu prazo para a devolução dos referidos imóveis, o que representa grave ameaça à continuidade das atividades desenvolvidas pela Associação. Todo esse processo, entretanto, ainda carece de informações precisas e transparentes”, narra um dos trechos do documento.

A Sessão Ordinária teve como objetivo principal buscar esclarecimentos sobre as cláusulas, condições e termos das negociações entre a Prefeitura, a Novelis e o Aluminas.

Na oportunidade, o vereador e primeiro-secretário da Casa Legislativa, Renato Zoroastro (PSB), reforçou a função social e esportiva desempenhada pela associação na cidade de Ouro Preto. “Estamos falando de uma instituição de 84 anos, um patrimônio histórico, social e afetivo. A gente vê a Associação Atlética Aluminas cumprindo a sua função social, com as escolinhas, o trabalho social e os projetos esportivos”, declarou. 

 O presidente da Câmara de Ouro Preto, Vantuir Silva (Avante), também se posicionou sobre o caso envolvendo o Aluminas. “Que todos os políticos que estão envolvidos nesse caso possam ajudar a trazer de volta os direitos da Associação Atlética Aluminas e os direitos do município de Ouro Preto. Não mediremos esforços para que o Aluminas tenha o espaço garantido. Esse é o compromisso de todos os vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto para que esse caso tenha um final feliz a todos nós”, pontuou.    

Associação Atlética Aluminas

Fundado em 1941, o Aluminas é um tradicional centro de cidadania, inclusão, e que realiza atividades esportivas, culturais, sociais e comunitárias desde a sua fundação. Ao longo de 84 anos de existência, participou ativamente da formação de atletas e personalidades da região e do Brasil.

A instituição dispõe de um complexo com uma infraestrutura composta por campo de futebol, ginásio, piscinas e um espaço para a realização de eventos.     

As Terras da Novelis

As terras da Novelis, como são conhecidas as áreas de grande importância para a cidade de Ouro Preto, com uma história ligada à antiga fábrica da Novelis, são palco de disputas desde o encerramento das atividades de produção de alumínio da empresa no município, em 2014.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni