Imagem: Marcos Delamore / Marcos Delamore
A Defesa Civil emitiu, na tarde desta terça-feira (16), um alerta para alto risco geológico em Ouro Preto. O comunicado, encaminhado aos moradores, desperta a atenção para a possibilidade de ocorrências relativas ao intenso período chuvoso e orienta a população a redobrarem os cuidados, especialmente em áreas de vulnerabilidade.
“A Defesa Civil de Minas Gerais está emitindo alerta de risco geológico devido às chuvas dos últimos dias e a previsão meteorológica até domingo, dia 21, pode ocorrer em situações de emergência”, disse o secretário de Segurança e Trânsito de Ouro Preto, Moisés dos Santos.
A Prefeitura de Ouro Preto e a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, por meio da Defesa Civil, estão monitorando as áreas de risco e instruem os moradores a comunicar qualquer adversidade. “A Defesa Civil Municipal está monitorando 24 horas as áreas de risco e orienta a população para comunicar qualquer diversidade”, informou o secretário.
O alerta é válido até o dia 21 de dezembro.
Confira algumas sugestões repassadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito:
● Em áreas, porventura de risco, a orientação é que as pessoas deixem suas residências e procurem apoio de algum parente ou amigo para que possam se instalar com a família em local seguro.
● Em caso de elevação do nível da água vinda de encostas, avise os vizinhos sobre o fato e deixem o local imediatamente.
● Evite deixar as calhas e os bueiros obstruídos para a passagem da água.
● Retire lixos e entulhos das residências.
● Evite permanecer em locais que tendem a ocorrer alagamentos ou deslizamentos de terra.
● Providencie, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a poda de árvores.
O responsável pela pasta ainda informou que a Defesa Civil, bem como a Guarda Civil Municipal e as demais entidades de segurança pública e atendimento, terá equipes de plantão para atuarem de imediato nas emergências.
“Para os casos de emergência, caso ocorra algum problema causado pelas chuvas, orientamos a ligar, o mais rápido possível, para os números: 199 (Defesa Civil); 193 (Corpo de Bombeiros); 190 (Polícia Militar) e 192 (SAMU)”, pontuou Moisés dos Santos.