Por: Cremilda Moutinho/ Revisão: Victor Stutz
A Casa da Juventude de Ouro Preto, localizada no Morro do Cruzeiro, celebrou dois anos de funcionamento na sexta-feira (22). O evento de comemoração contou com a presença de autoridades e usuários do equipamento municipal, que tem ganhado notoriedade pela transformação e construção de políticas públicas voltadas para os jovens da sede e dos distritos.
Desde o seu lançamento, o espaço já promoveu mais de 2.500 atendimentos, oferecendo acesso gratuito à tecnologia, esporte, música, dança e capacitações profissionais. A estrutura também conta com apoio psicológico. “Parabéns para toda essa equipe que movimenta a juventude de Ouro Preto no rumo certo de um futuro de participação, engajamento, compromisso e transformação”, afirmou o prefeito Angelo Oswaldo.
Muitas das atividades ofertadas na Casa da Juventude são realizadas em parceria com instituições de ensino, como a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e as escolas da Rede Municipal, além de empresas privadas. “As parcerias são fundamentais para a melhoria e crescimento da nossa atuação. Hoje, alcançamos jovens de 15 a 29 anos, de diferentes bairros e distritos”, ressaltou a diretora de Cidadania e Políticas Públicas para a Juventude, Lívia Oliveira.
Diversidade de atividades
A Casa da Juventude trabalha com vários projetos, entre eles o “Educapet”, curso de pré-Enem em parceria com a UFOP, que visa aprimorar a educação e estimular a inclusão de jovens na comunidade universitária. Também integra a programação o projeto “Tô de Férias”, ofertado no período de férias escolares. “Foram ofertadas atividades de esporte, cultura, lazer, educação inclusiva e de pertencimento”, explicou o educador social João Gabriel Ataíde.
A psicóloga Cecília Félix Santos destacou a importância de apoiar o desenvolvimento dos jovens. “A equipe da Casa da Juventude, impulsionada por novas expectativas, planeja futuros projetos e parcerias para continuar preenchendo as lacunas e atendendo às necessidades dessa fase da vida”, pontuou.
Também estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Deborah Etrusco, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, o vereador Matheus Pacheco e representantes da Associação de Comunicação, Educação e Tecnologia (Acetec), da E. E. Ricardo Almeida e do Instituto Federal de Ouro Preto (IFMG).