Por Elson Cruz
Lei Municipal: O prefeito Elio da Mata sancionou a lei 4.193, de autoria do vereador Daniel Sudano, instituindo o dia 4 de setembro como in memoriam aos prefeitos de nossa Itabirito. O projeto teve aprovação unânime na casa Legislativa. Nossa cidade reverencia as lideranças que no exercício do cargo de prefeito escreveram uma bonita história do nosso desenvolvimento. Bela Iniciativa!
Gato do mato: O Itabirito F.C., que disputará a série D do campeonato Brasileiro, definiu que sua sede será no campo do Vila em Nova Lima. Enquanto isso, Itabirito aguarda a finalização das obras da Arena Telê Santana, cujo projeto em três fases está sendo realizada no Estádio Dr. Alberto Woods Soares e terá capacidade para 7 a 10 mil torcedores.Na série D, o Clube está na chave A7, e enfrentará O Goiatuba-GO, Inter de Limeira-SP, Monte Azul-SP, Operário-MS, Uberlândia-MG, Operário-MS, Cascavel-PR, Monte Azul-SP, e Cianorte-PR. Os jogos iniciam em 13 de abril e terminam em28 de setembro. Todos sonham com o acesso à série C do campeonato brasileiro do próximo ano.
Bom companheiro: Dirlei Gomes, aniversariante, comemora a data ladeado de amigos e familiares. Gente de expressão em nossa sociedade! Trabalha numa destacada empresa e na vida profissional prestou grandes serviços ao União Sport Club. Ele é torcedor do time do outro lado da lagoa e possui grande círculo de amizades. Parabéns!
Sem espaço: Ainda estou aqui, filme premiado e destaque ainda para a atriz Fernanda Torres, o cessar-fogo na Faixa de Gaza, Guerra da Rússia e Ucrânia, enfermidade do prefeito da capital Fuad Noman, preocupação com a saúde do Papa Francisco, oscilação do dólar e das bolsas de valores, Beija-Flor de Nilópolis Campeã de 2025. Córrego Seco cheia d’água, de quando em vez anda faltando água na Praia. Esquina do Chope que virou xodó da terra, mas continua com o chope gelado e deliciosos petiscos. Assuntos predominantes na mídia e que impedem comentários sobre futebol no momento.
Mulher itabiritense: Nos quatro cantos da cidade, dia 8 de março, foi festejado o dia da mulher. Predominaram as mensagens de carinho e admiração, noite de gala para os casais apaixonados e mães que são verdadeiras heroínas. Faz lembrar os tempos da radialista Dica, saudosa Raimunda Lemos Baêta, que através do rádio ou na casa legislativa fazia do dia um evento, cheio de brilho e gratidão. Mulheres empoderadas são como flecha lançada ao vento, sua determinação é o arco, e seus sonhos são o alvo. (Rogéria Baeta in memoriam).
Balanço geral: O Carnaval de Itabirito teve 7 dias de muita música, animação, shows e belas fantasias. Foram 90 shows espalhados em diversos palcos incluindo São Gonçalo Do Bação e Acuruí. O espaço Kids foi muito criativo e as crianças puderam aproveitar bem as oficinas. Gente de toda região fizeram rasgados elogios ao nosso carnaval, conforme Radar Geral, que destaca ainda a segurança e o sistema de limpeza.
Sonho realizado: Colando grau em psicologia o jovem Luís Carlos Silva Neto, filho da educadora Alessandra e neto do casal Maria Aparecida e Luís Carlos Silva. Amigos e familiares congratulam com este jovem que se formou pela faculdade Alis Itabirito. A festança foi patrocinada pelo avô (Luizinho ex-atleta do União e torcedor do time do outro lado da lagoa). Parabéns, Netinho!
Lixo Zero: A cidade de Florianópolis executa um interessante projeto denominado Lixo Zero (SC) com grande eficácia. Uma ideia que serve para inspirar nossos gestores da Região dos Inconfidentes, mesmo que seja através de um projeto piloto. O resultado significa saúde da população que merece esgoto tratado e controle absoluto das toneladas de lixo recolhidas diariamente.
Na Grande Glaura: Casa antiga, sede da banda musical Santa Cecília de Glaura, esta casa hoje é onde o coral de Glaura, Sagrado Coração de Jesus, ensaia músicas aos domingos, faz apresentação nas igrejas ou em locais onde são convidados. Cantam vários tipos de músicas: católicas, folclóricas e populares, relembrando sempre músicas antigas brasileiras, acompanhados por violão, formado pelas pessoas do querido distrito sob a batuta da maestrina Marli. Ela e seus irmãos são de família de músicos, o seu pai Almiro Serafim Cruz (Pito) foi um dos melhores músicos regionais, tocava o famoso bombardino, foi também professor de música. Hoje a banda não existe mais, mas o coral Coração de Jesus permanece, nos alegrando com belas canções, sempre na sede antiga de Glaura, onde eles se reúnem para ensaio e confraternizações. “Nós que moramos em Glaura, aplaudimos e agradecemos. Sempre há músicas cantadas aos sábados durante as missas e casamentos locais. O coral é formado por cantores de Glaura”. (Aílza Silva)
Evolução: Não só a nossa sociedade se transforma, também nosso parque comercial e residencial. Numa das fotos, de 1940, Bar Central e antiga sede do Itabirense. Na outra foto, de 2015, o mesmo local.
Para refletir: Há muros que só a paciência derruba. E há pontes que só o carinho constrói. (Cora Coralina)