O Liberal
Notas da Pedra
4 min

Bonecos

Elson Cruz
Premiação: O evento do último sábado marcou o encerramento do pré-carnaval com a apresentação das bandas Virtudes do Samba, Samba Black Music e participação especial do Conjunto Demônios da Garoa. O público aplaudiu os vencedores do concurso de marchinhas. Paula Aguiar, Música “Pedra que Risca” primeiro lugar, prêmio oito mil. “Carnaval é Aqui” trazendo a Turma do Funil, segundo lugar, prêmio seis mil, e terceira classificada “Marcha Do Ita até o Pico é Carnaval”, quatro mil reais.
Bonecos: Bonecos de carnaval do União – Primeiro foi feito um capeta que com sua capa abria espaço para o bloco na avenida, logo em seguida o Sra. Quincas Malheiros confeccionou o coronel em uma sátira ao Cel. Alves que trabalhava na fábrica e tinha seu jeito mandão de tratar os funcionários. O Sra Quincas Malheiros colocou na rua o Boneco do Coronel, logo em seguida o Quincas fez a Gilda, personagem de filme famoso na época, para ser a companheira do coronel nos desfiles do choro democrático (cordão do União) e assim nasceram os Bonecos Tradicionais do União: Coronel e Gilda, e vários outros carros alegóricos que durante décadas, via materiais para a confecção como jornal velho, papel de saco de cimento pano e dextrina (goma de tecido), na minha infância povoavam as ruas nas festa, afirmou Lauro Bastos. “Acompanhei e ajudei meu Pai José Bastos Bitencourt, que também trabalhou na confecção de carros inclusive para o Cruzeiro Esporte Clube na conquista da taça Brasil de 1966”.
Aniversário: Festa para comemorar os 88 anos de Zizinha França, viúva do saudoso Gilbert Mesquita. Ela é gente querida e admirada na sociedade itabiritense. Sempre alegre e de bem com a vida festejou ao lado de filhos, netos e amigos. À ela nossos votos de felicidades.
Por onde anda? Sivanil Assunção Cunha, que prestou relevantes serviços ao destacamento militar do município em décadas passadas. Sempre eficiente e dedicado, ele é exemplo para classe, e gente querida e admirada em nossa city.
Spray de carnaval: Proibidos em várias cidades mineiras, o spray de carnaval também pode ter seu fim pelas bandas de cá. Ele é ponto de brigas e desentendimentos, principalmente por aqueles que não explicaram às crianças que sua liberdade termina quando a do outro começa. É preciso revisar nossos conceitos.
Comemorando: A destacada aprovação das sobrinhas deste colunista, Dra. Ana Carla Cruz Oliveira, em terceiro lugar no concurso nacional de ginecologia obstetrícia para o Hospital Julia Kubitschek BH. A irmã, a psicóloga Maria Eduarda Oliveira aprovada em psicologia geral em saúde mental, obtendo o honroso segundo lugar na classificação nacional iniciando em breve seus trabalhos no Hospital Raul Soares BH. Elas são filhas de Ana Célia Cruz e Sergio Oliveira. O momento é de comemoração.
Igreja Santo Antônio: Este templo foi construído em 1757 e 1761. Três retábulos em seu interior, originários de uma capela, apresentam trabalhos de talha da primeira fase do barroco mineiro, estilo nacional português. O primeiro nome do povoado, Santo Antônio das Minas de Balthazar de Godoy, homenageava um senhor de lavras e terra na região. Em 1943 o lugar recebeu o nome de Glaura, distrito de Ouro Preto, em alusão ao poema de Manoel Inácio da Silva Alvarenga. Segundo o Site Glaura.com, este texto estava em uma placa fixada no gramado do lado esquerdo, e foi retirado após a última restauração.
Para refletir: Tudo passa….

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni