Imagem: Marcos Delamore
Por: Marcos Delamore
A segurança pública é a principal pauta debatida pelo Poder Legislativo de Ouro Preto, no ano de 2025. Durante a 24ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, o vereador Alessandro Sandrinho (PP), por meio da Indicação nº 123/2025, encaminhou uma proposta de inclusão de uma unidade, móvel ou fixa, da Guarda Civil Municipal, na rua Maciel, no bairro Alto da Cruz. A ação busca garantir maior segurança aos moradores da localidade.
O bairro Alto da Cruz, na região central de Ouro Preto, registrou no último mês um aumento significativo de ocorrências criminais. Segundo o parlamentar, ao longo dos trinta dias, 21 novos casos foram relatados por moradores e comerciantes da região. Dessa forma, o objetivo da indicação é a assistência permanente do órgão de segurança para frear a crescente da criminalidade no local.
“A questão apresentada à Câmara, hoje, solicita ao município de Ouro Preto que avalie a possibilidade de colocar uma base, móvel ou fixa, da Guarda Municipal no bairro Alto da Cruz, para trazer mais segurança, principalmente para quem transita e todos os comerciantes”, destacou Sandrinho.
O vereador ressaltou que a indicação surgiu a partir de uma reunião com os comerciantes e moradores do bairro, sobre a falta de segurança no entorno da localidade. “A gente precisa atender os anseios da população local. A presença da Guarda Municipal é importante para distanciar os infratores da região”, afirmou.
Ele ainda mencionou que o documento é um pedido coletivo e para o bem-estar de todos. “Não somente eu, mas todos os moradores e comerciantes estão sentindo uma insegurança muito grande. Todo dia tem reclamação”, reforçou.
Sandrinho, em entrevista ao jornal O Liberal, confirmou que, na última semana, enviou um ofício à Polícia Militar de Minas Gerais para aumentar e reforçar o patrulhamento no período noturno no Alto da Cruz. “Fizemos uma solicitação à Polícia Militar pela sensação de insegurança dos moradores. O intuito é cuidar mais da segurança da região”, declarou.
A busca por medidas de prevenção e ações para reduzir o número de casos de ocorrências criminosas no município estão sendo estudadas e indicadas pelos vereadores. A proposta do parlamentar foi enviada ao prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), e ao secretário de Segurança e Trânsito de Ouro Preto, Moisés dos Santos, que irão avaliar a exequibilidade da indicação.