Vacina é importante para a saúde dos animais e dos produtores. Imagem: Mafê Viana e Emanuelle Santucci/ Comunicação Prefeitura de Mariana / Por: Amanda de Paula Almeida
A Prefeitura de Mariana anunciou que o início da campanha de vacinação contra a brucelose que começa agora em maio e vai durar um mês. A brucelose é uma doença infecciosa crônica causada por bactérias que afetam tanto animais quanto humanos. A zoonose pode ser transmitida por contato direto ou indireto com animais infectados ou produtos derivados deles, como leite e produtos lácteos não pasteurizados.
A vacina é gratuita e para receber a dose, o produtor deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e fazer a solicitação. Depois disso, os veterinários responsáveis irão até a propriedade para aplicar a vacina nos animais. As bezerras devem ser vacinadas entre os 3 e 8 meses de idade para garantir uma proteção eficaz contra a doença.
Em nota oficial, a Prefeitura de Mariana destacou: “Além de proteger os animais, a vacinação é uma medida de saúde pública e que também fortalece o desenvolvimento econômico do município. Um rebanho saudável significa menos prejuízos para o produtor e mais segurança para todos”
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural pelo telefone: (31) 3558-4173.
Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural divulgou um balanço das ações realizadas desde o início da atual gestão. No programa de vacinação contra brucelose, foram imunizadas 400 bezerras, beneficiando cerca de 75 produtores rurais. Na área de melhoramento genético, foram realizados 110 atendimentos técnicos, com mais de 15 produtores atendidos.
Quanto aos equinos, a secretaria promoveu a coleta sanguínea em 126 animais, atendendo a 30 proprietários. A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) cadastrou 10 produtores no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) no primeiro trimestre deste ano e emitiu Guias de Trânsito Animal (GTA) para outros 60 produtores rurais da região.