Imagem: Samarco/Divulgação / Marcos Delamore
Os distritos de Novo Bento Rodrigues e Paracatu, em Mariana, na Região da Zona da Mata mineira, viveram dias de fé, cultura e música com as tradicionais celebrações religiosas em homenagem a Nossa Senhora das Mercês e ao Menino Jesus, símbolos da fé e da resistência das comunidades.
As festividades, que atraíram centenas de moradores, fiéis e visitantes de diversas regiões, contaram com uma programação intensa e extensa, com destaque para a religiosidade, manifestações culturais e atrações musicais em praça pública, reforçando o apoio ao desenvolvimento territorial e restauração dos modos de vida.
Os distritos recém-concluídos mantêm vivas as tradições que marcam a identidade local e a rica herança cultural e religiosa. Em Novo Bento Rodrigues, a Festa de Nossa Senhora das Mercês foi aberta com o tríduo preparatório, além de uma missa solene e procissão. As celebrações ocorreram na Capela de Nossa Senhora das Mercês, marco histórico da preservação da memória e cultura local.
Em Paracatu, a tradicional festa em honra ao Menino Jesus teve início com a oração do Terço. A programação incluiu procissão da bandeira, levantamento do mastro na Praça Santo Antônio, missa e noite cultural com música e barraquinhas, e com a participação da corporação musical Sagrado Coração de Jesus, grupos de Folia de Reis, Congado e Dança da Fita de Monsenhor Horta.
Para o gerente-geral de Responsabilidade Social da Samarco, Rafael Botelho, as localidades oferecem uma experiência rica e inesquecível para residentes e visitantes. “As festividades valorizam a cultura e tradições locais dos moradores, fortalecendo os seus laços de amizade e hábitos de celebração, incentivando a economia e desenvolvimento territorial”, declarou.
As celebrações representam mais do que um evento religioso, são a reunião da fé, cultura e tradição, que destacam mensagens de esperança e união comunitária. Esse encontro fortalece a identidade cultural das comunidades e movimenta a economia local.
Segundo a Samarco, em Novo Bento Rodrigues e Paracatu, todas as construções previstas e iniciadas antes do Novo Acordo do Rio Doce estão concluídas. As obras de 389 imóveis estão prontas, incluindo 22 bens públicos, como escolas, postos de saúde, cemitérios, praças e sistemas de tratamento de água e esgoto, assim como moradias, comércios, sítios, lotes, bens privados (associações, igrejas etc).
“A conclusão de 100% das moradias, edificações e obras de bens públicos em Novo Bento Rodrigues e Paracatu demonstram que a Samarco honra com seu compromisso com os novos distritos e com a reparação definitiva”, acrescentou a mineradora em nota.