Por: Marcos Delamore
No último sábado (21), o Centro de Mariana, em Minas Gerais, foi palco de um momento especial para a cultura regional: o Encontro de Bandas de Música de Mariana. O evento marcou a assinatura do termo de cessão de uma nova sede para a Associação Marianense de Bandas (AmarBandas) e compõe a programação do Jubileu da Esperança 2025.
Com milhares de participantes e das 11 bandas do município, a Prefeitura de Mariana celebrou mais uma edição histórica do tradicional Encontro de Bandas Musicais. Iniciado no início da tarde de sábado, o cortejo se estendeu até o fim da noite. As bandas percorreram várias vias centrais, como a Praça de São Pedro dos Clérigos e a Praça da Sé, encantando moradores e visitantes, que prestigiaram a harmonia e o fascínio das apresentações.
As corporações musicais de Mariana refletem a preservação das tradições, e destacam a cidadania, cultura e identidade da cidade histórica mineira. Dessa forma, as sociedades musicais se tornaram patrimônio cultural imaterial único no Brasil.
O evento também foi a oportunidade de anunciar a cessão de um imóvel, situado no bairro São Pedro, para ser a nova sede da entidade. O espaço será dedicado à memória, ao fortalecimento e à valorização das sociedades musicais de Mariana. “Neste imóvel, teremos o histórico de todas as bandas do município de Mariana e dos nossos distritos. Uma casa para a banda e para o turismo em Mariana”, declarou o prefeito Juliano Duarte (PSB).
Para o prefeito do município, Mariana é símbolo e referência nacional na valorização e salvaguarda da rica tradição musical. “Mariana é a cidade da música. O que nós temos em Mariana não existe em nenhuma cidade do Brasil: o patrimônio cultural imaterial, que são as nossas bandas”, disse.
O Encontro de Bandas teve a realização da Associação Marianense de Bandas – AmarBandas, com apoio da Prefeitura Municipal de Mariana, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, e do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.