Após um ano e três meses afastada do cargo, Terezinha Ramos é reconduzida pela justiça eleitoral à chefia do executivo. Mariana ganha redesenho político com o retorno de Geraldo Sales de Souza (Bambu) à presidência da Câmara
Afastada da Prefeitura desde maio de 2010, Terezinha Ramos (PDT) retomou o cargo na tarde de quarta-feira, 31, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Após exaustivos embates jurídicos e políticos, Terezinha garantiu sua volta face a liminar impetrada por sua defesa e acatada por unanimidade pela corte mineira, que decidiu pela sua recondução imediata.
Terezinha foi a segunda colocada nas eleições de 2008, diplomada após a cassação de Roque Camêllo (PSDB), acusado de captação ilegal de votos. Aguardada com grande expectativa por simpatizantes e correligionários, a nova prefeitura participou de atos simbólicos no Fórum e na Câmara, onde assinou o Termo de Mesa junto ao agora presidente da Câmara, Geraldo Sales de Souza (PTB), que a transmitiu o cargo. Terezinha foi recebida com festa na Prefeitura Municipal e, na noite de quinta-feira, 1, oficializou sua posse em frente ao Centro de Convenções de Mariana.
Os pleitos de Terezinha junto ao TRE culminaram com sua imediata recondução ao cargo na noite de terça-feira, 30. No entendimento da relatora do caso, juíza Luciana Nepomuceno, houve abuso do direito de defesa por parte do PMDB e PR, que teriam retirado o processo para consulta, e o devolvido somente na quarta-feira, 31, após o julgamento dos possíveis embargos. O tribunal acabou ratificando a decisão do último dia 9, em favor da anulação da cassação. O Procurador Regional Eleitoral também opinou pela volta imediata de Terezinha, para “dar eficácia à decisão da corte”.
Um dos primeiros atos da nova chefe do executivo marianense, foi definir o secretariado e apresentá-lo à imprensa. Terezinha tem agora o grande desafio de sustentar a governabilidade municipal, marcada por incertezas e desdobramentos prejudiciais ao município em função da instabilidade institucional, sendo essa a 6ª troca de liderança no executivo municipal, em período inferior a 3 anos.
Confira a lista dos secretários
Cleusa Helena de Paiva Ferreira – Desenvolvimento Social e Cidadania
Lúcia Maria Coelho Drummond – Desenvolvimento Econômico
Fábio Severino Ramon – Desportos
Jonathan Chaves Silva – Procuradoria Geral do Município
Francisco de Assis de Souza – Governo e Relações Institucionais
Marcílio Geraldo Vieira de Queiroz – Cultura e Turismo
Roberto Carlos Mól – Controladoria Interna
Altair Marchetti Junior – Obras
Milton Francisco de França e Silva – Fazenda
Júlio César Araújo Dias – Administração
Altacir Rosa Barros – Saúde
Rodrigo Luiz Melo Franco Gomes de Almeida – Planejamento e Desenvolvimento Urbano
Juliana Cristina Melo Franco Bahia Gomes de Almeida – SAAE
Júlio César de Oliveira – Transporte e Trânsito
Maria Conceição Lemos Baêta – Educação
Marcelo Albano Ferreira de Morais – Meio Ambiente