Por Yolanda
A Sociedade Musical Oito de Dezembro, um dos maiores patrimônios culturais de Mariana, celebrou no último domingo (31) a assinatura da ordem de pagamento no valor de R$ 328 mil para a desapropriação do terreno onde será construída a nova sede da banda, localizada na Rua Santa Cruz, nº 356, em Cachoeira do Brumado.
Com 111 anos de história, a banda, fundada em 10 de abril de 1914, se prepara para iniciar um novo capítulo. O espaço, que receberá o nome de “Espaço Cultural Altair José Nunes”, em homenagem ao ex-músico, ex-presidente e ex-maestro da corporação, abrigará os ensaios, uma escola de música, um museu, a área administrativa, além de uma capela e ambientes de convivência voltados à preservação da memória cultural.
A cerimônia foi marcada pela presença do chefe do Poder Executivo, autoridades do Legislativo Municipal, do presidente da Associação de Moradores de Cachoeira do Brumado, além de moradores da comunidade. Os músicos da Oito de Dezembro abrilhantaram o encontro com apresentações durante a abertura e o encerramento do evento.
Durante a celebração, o Padre Juca destacou o papel histórico e afetivo da banda para o distrito: “A história da banda, aqui em Cachoeira do Brumado, é também a história da comunidade e da paróquia. É uma tradição passada de geração em geração, que só cresce e mantém viva nossa identidade cultural”.
Vale destacar que o processo de escolha do local e a solicitação da desapropriação haviam sido iniciados no ano passado, mas o pagamento não foi efetivado. Agora, com a assinatura realizada pela atual gestão, o terreno está regularizado e as obras poderão ter início, garantindo à corporação um espaço adequado para fortalecer sua atuação artística, cultural e social.
A nova sede representa não apenas a valorização da tradição musical de Cachoeira do Brumado, mas também a reafirmação do compromisso do município com a preservação de sua história e o incentivo às manifestações culturais que atravessam gerações.