O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
2 min

Secretaria de Saúde de Mariana reforça importância da vacina contra febre amarela após morte de mico

Secretaria de Saúde de Mariana reforça importância da vacina contra febre amarela após morte de mico

Animal foi encontrado próximo ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFOP). Imagem: UFOP/ Divulgação

Por: Amanda de Paula Almeida

No último domingo (25), foi encontrado um mico morto próximo ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFOP). Até o momento não há confirmação de circulação do vírus da febre amarela no município. Mesmo assim, a Prefeitura de Mariana publicou uma nota oficial ressaltando que os primatas não transmitem a febre amarela aos seres humanos.

“Ao contrário, sua morte pode funcionar como importante alerta e indicador de monitoramento da circulação do vírus nas regiões”, destaca o comunicado.

A nota também recomenda, através de indicação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para casos como esse, que a população mantenha a vacinação contra a febre amarela em dia.  “A vacina é gratuita, segura e ofertada pelo SUS. Uma única dose é suficiente para garantir proteção”, ressalta a Prefeitura em nota.

Para verificar sua situação vacinal, basta comparecer à Central de Imunização ou à unidade de saúde mais próxima, munido de documento com foto e cartão de vacinas.

Febre Amarela

A febre amarela é provocada por um arbovírus do gênero flavivirus. A doença é transmitida por diferentes espécies dos mosquitos Aedes e Haemogogus, que carregam o vírus de um hospedeiro para outro, principalmente entre macacos, de macacos para seres humanos, e de pessoa para pessoa.

Os sintomas da febre amarela, em geral, aparecem entre o terceiro e o sexto dia após a picada do mosquito. As primeiras manifestações são febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço e calafrios. Podem, ainda, surgir náuseas, vômitos e diarreia. Após três ou quatro dias, a maioria dos doentes (85%) recupera-se completamente e fica permanentemente imunizado contra a doença.

Febre Amarela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Imagem: Arquivo/ Agência Brasil

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni