O projeto Ronda no Bairro, coordenado pela Secretaria de Defesa Social de Mariana, segue realizando operações integradas na área comercial e residencial do município. O programa tem o comando da Guarda Civil Municipal e tem como objetivo ordenar um trabalho de patrulhamento ostensivo e preventivo, a fim de coibir atos delituosos, proteger a população marianense e realizar um atendimento mais ágil.
Atualmente, a Guarda Civil opera com 30 agentes exclusivamente para a ronda, que realiza os patrulhamentos 24h por dia. As equipes atendem todos os bairros, que são divididos geograficamente por setores (A, B e C) e percorrem toda cidade com viaturas e motocicletas. O Guarda Municipal, e também coordenador do programa, Leonel Bráz, conta que com o início do programa o número de delitos e infrações de trânsito diminuiu.
“Além de diminuir o número de crimes e infrações de trânsito nos bairros, o programa aproxima a Guarda Municipal da população, através de um policiamento preventivo e mais comunitário que cria vínculo e confiança entre a população e a Guarda, facilitando o trabalho através dessa parceria”, afirmou o coordenador.
Por isso, a participação da população é fundamental para atuação preventiva da guarda, contribuindo com informações que auxilie no planejamento de ações e operações, a fim de oferecer mais segurança à população e manutenção da ordem pública. Para mais informações e denúncias, ligue:
- Emergência: 153 ou 3558-5468
- Administrativo GCM: 3558-5123
- Demutran: 3558-1709
- Defesa Civil: 199 ou 3558-4412