Cidade de Barra Longa inaugura estátuas da criatura que agora ganha status de expoente do folclore brasileiro
Em função de suas contribuições ao folclore brasileiro, o Caboclo d’Água ganha homenagem de destaque na cidade de Barra Longa. No último sábado, 10, duas estátuas em honra à criatura lendária foram inauguradas pela Prefeitura Municipal daquela cidade, com direito a uma grande festa, com shows musicais, encontro de caçadores e contadores de “causos”.
A I Festa do Caboclo d’Água, como foi chamada pela organização, marcou o descerramento de duas estátuas produzidas por artistas de Ponte Nova: uma, com dois metros de altura, afixada num pedestal no portal de entrada; e outra, de um metro, que foi incorporada a paisagem da praça central. Os integrantes da Associação dos Caçadores de Assombrações de Mariana (Acam) foram homenageados pelo prefeito de Barra Longa, Fernando Carneiro, com um kit contendo uma mini-estátua do animal e uma garrafa de cachaça batizada com o nome de “Caboclo d’Água”. “A inauguração dos monumentos representa a contribuição do Caboclo D’água ao enriquecimento do folclore e da diversidade cultural brasileira”, afirma o presidente da Acam, Milton Brigoline Neme, segundo o qual, “as caçadas ao monstro continuam na região.” O evento também contou com a presença de diversas autoridades e da imprensa.
Segundo as tradições orais, o Caboclo d’Água atacaria e amedrontaria moradores de localidades rurais de Mariana e das cidades circunvizinhas. As inaugurações das estátuas alimentam a repercussão em torno da criatura. Para o professor de História, Hudson Augusto Silva, a história se resume a um mito folclórico. “O Caboclo d’Água é um mito que tem orígem no vale do Rio São Francisco, entre os pescadores e navegantes, quando se acreditava que ele virava e afundava as embarcações”, afirma. Segundo Silva “para espantá-lo, escupiram-se as carrancas assustadoras nas proas dos barcos, visando afugentar a manifestações do Caboclo d’Água e de outos seres sobrenaturais”. No Brasil o Dia do Caboclo é comemorado em 24 de junho.